“Fazemos o lobby do bem” disse a advogada e presidente do Instituto Isabel, Andréa Hoffman, no II Congresso Internacional Vida e Família, que reuniu ativistas, eclesiásticos e políticos a favor da vida e da família no último fim de semana em São Paulo (SP).
“Nosso trabalho é defender os temas ligados à liberdade de expressão e religiosa, à vida e à família. Procuramos entender como funcionam esses trâmites e assessorar políticos e magistrados, de forma profissional e técnica, para que possam tomar boas decisões, com base no que a sociedade efetivamente quer”, explicou Hoffman à ACI Digital. “Defendemos a vida desde o seu início até a morte natural. Hoje o tema da eutanásia está muito em voga, especialmente na América Latina e o Brasil tem falado pouco sobre isso”.
O evento contou com palestrantes do Brasil e do Exterior, que expuseram os principais desafios e perspectivas sobre a proteção da vida, desde a concepção à morte natural, bem como questões relacionadas à família tradicional.
O Congresso foi organizado pela Rede Colaborativa Brasil, associação apartidária e supra religiosa, voltada para o apoio a mulheres vítimas de violência e gravidez inesperada, que pensam em desistir da vida dos seus próprios filhos. De acordo com a presidente da Rede, Zezé Luz, a entidade já salvou mais de 2000 vidas que seriam abortadas e percorre o Brasil formando lideranças para esse fim.
O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer, foi enfático. Ele acredita que mesmo sendo um confronto semelhante ao de Davi contra Golias, considerando o poder político e econômico por trás do aborto, o trabalho dos grupos provida é fundamental. “Se apenas uma vida for salva, já terá valido a pena”, disse.
O congresso deixou claro que o avanço das pautas como relativização do conceito de família, legalização irrestrita do aborto e a imposição da agenda woke, que abarca o feminismo radical e a pauta LGBT, ocorrem em nível global.
O americano Bradley Mattes, presidente da Federação Internacional do Direito à Vida, disse que o presidente Donald Trump tem sido grande defensor das pautas conservadoras: “Ele fez mais pela agenda provida e pró-família nesses dez dias de governo do que fez nos quatro anos do seu primeiro mandato”, opina.
Trump se cercou de assessores favoráveis à vida e à família. Com esse suporte, está dissolvendo a USAID (Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional), um dos canais de financiamento de aborto e da agenda woke em outros países.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O Senador Eduardo Girão, do Partido NOVO, disse no Congresso que impedir a legalização do aborto é a “causa das causas”, pois o primeiro direito do cidadão brasileiro é o direito de nascer. “A diferença entre um feto e nós e apenas o tempo de vida”.
Para pressionar o poder público, os cidadãos têm a internet como grande aliada. Plataformas como a CItizenGo, (www.citizengo.org/pt-br) organizam abaixo-assinados em nível global sobre temas provida e pró-família. “Com milhares de assinaturas, obtivemos várias vitórias, como, por exemplo, na Comissão da Condição da Mulher, da ONU e o apoio dado para a revogação do direito ao aborto no EUA”, disse a responsável por campanhas na mídia da CitizenGO, Daniela Garcia.
Presente em 25 países, a CitizenGo está atualmente com a campanha brasilsemaborto.com , para pressionar o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente a revogar uma resolução que cria um caminho para que menores de idade possam abortar sem o conhecimento ou autorização dos pais.
América Latina
Padre Leonardo Di Carlo, assessor do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), percebe que a região vive um dilema, já que a maioria dos países têm leis que permitem a interrupção voluntária da gravidez. Por outro lado, na América Central, como no Brasil, essas leis não foram aprovadas. Para ele, ambas as situações devem estimular o anúncio do valor da vida humana de forma ativa e propositiva. “Nos países onde não há leis pró-aborto incentivamos os legisladores a não ceder às pressões e, onde há leis permissivas, precisamos dar apoio a pais e mães para que, antes de apressar uma decisão de abortar, cogitem dar a chance de que mais uma criança possa nascer”.
O sacerdote preside o Projeto Esperança, apoiado pela Pastoral da Vida do CELAM. Presente na maioria dos países da América Latina, a iniciativa busca dar suporte pastoral a pais, mães e profissionais de saúde que buscam o arrependimento e a misericórdia de Deus, após fazerem ou contribuírem com esse crime.
O bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Tiago Stanislaw, acredita que diante de um cenário tão complexo, o mais importante de um congresso como esse é lembrar que quando se trata da vida, se deve falar do amor. O prelado defende o acolhimento e o diálogo com quem pensa diferente, sem permear esse debate com luta e ódio.
Esse amor deve ser doado não só ao bebê, mas também à mulher com gravidez inesperada. Dom Tiago está à frente do projeto “Adoção Espiritual”, movimento que quer oferecer a experiência da maternidade e da paternidade espiritual. “Sabemos que nesse exato instante uma criança não planejada, não desejada, está sendo concebida. Ao saber da sua existência os pais vão se assustar e talvez cogitar o aborto como solução de um problema. Através da Adoção Espiritual, qualquer pessoa pode assumir o compromisso de rezar durante nove meses por aquela criança e pelos pais”.
Sou jornalista desde 1998, com pós- graduação em Gestão de Empresas de Comunicação. Atuei em vários meios de comunicação católicos, como Paulinas TV e Rede Vida, e seculares.
Celebrando o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, o Sumo Pontífice, Papa Francisco, enviou uma importante mensagem à Igreja. Ele ressaltou uma verdade
A Ilha da Madeira acolhe um retiro espiritual destinado ao clero, que será orientado pelo Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca emérito de Lisboa. Esta iniciativa
A solenidade de Corpus Christi ganhou um toque especial e inspirador dentro de uma casa brasileira. Um grupo de irmãos decidiu recriar a tradicional procissão
Um acampamento de verão cristão no estado do Colorado chegou a um acordo com o Departamento Estadual de Primeira Infância, permitindo que o acampamento continue
Evangelho e palavra do dia 01 julho 2025 Leitura do Livro do Gênesis 19,15-29 Naqueles dias, os anjos insistiram com Ló, dizendo: “Levanta-te, toma tua
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.