Pelo terceiro ano consecutivo, a Santa Sé terá seu próprio pavilhão na Bienal de Arquitetura de Veneza, Itália, um dos mais importantes do mundo, que neste ano vai de 10 de maio a 23 de novembro. No ano passado, o papa Francisco foi o primeiro papa a visitar o evento em seus quase 130 anos de história.
O projeto, que foi apresentado ontem (10) na Sala de Imprensa da Santa Sé, no Vaticano, envolverá a restauração do complexo Santa Maria Auxiliadora, construído no século XII para abrigar peregrinos a caminho de Roma e, até o início deste século, mosteiro para freiras salesianas.
Agora ele será usado para eventos culturais, terá um espaço dedicado a projetos solidários que incluem uma cozinha.
Os visitantes da exposição em Veneza poderão ver em primeira mão o trabalho de restauração do complexo.
Na verdade, o trabalho foi projetado para envolver todos os cidadãos de Veneza e, especificamente, organizações comprometidas com a sustentabilidade ambiental de Veneza, que sofre há anos com os efeitos do turismo de massa. Os visitantes do pavilhão da Santa Sé poderão participar do trabalho de restauração e subir nos andaimes para ver de perto o progresso.
Segundo o prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé, cardeal José Tolentino de Mendonça, na apresentação do projeto no Vaticano, o pavilhão Opera Aperta (Obra Aberta), foi inspirado na encíclica Laudato si' do papa Francisco, publicada em 2015.
"É um pavilhão para parar e ver, uma obra em progresso, um processo contínuo no qual todos são convidados a colaborar: arquitetos, pensadores, moradores de bairros, associações e até os próprios visitantes da Bienal", disse o cardeal. O objetivo, segundo o cardeal é destacar a ideia que o papa enfatiza na encíclica que "tudo está intimamente conectado".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Como disse o prefeito, o objetivo é que o pavilhão apresentado este ano pela Santa Sé seja "uma expressão concreta, no campo da arquitetura, das intuições proféticas contidas na Laudato si' e se torne um laboratório ativo de inteligência humana coletiva, unindo razão e emoção, profissionalismo e convívio, pesquisa e vida cotidiana".
Assim, segundo o cardeal português, através da renovação do antigo oratório de Nossa Senhora Auxiliadora, "será contada uma parábola porque, enquanto as paredes e os detalhes arquitetônicos do edifício estão sendo restaurados, as relações de vizinhança e a hospitalidade intergeracional também serão curadas, reconstruindo simultaneamente o espaço físico e social".
O cardeal disse que o papa Francisco "continua a inspirar profundamente a Igreja Católica", apesar do período de doença pelo qual está passando.
"Hoje precisamos de tecelões de relacionamentos, que acreditem no valor de reparar e cuidar", disse o prefeito, depois de dizer que o pavilhão da Santa Sé na Bienal de Veneza é um exemplo concreto dessa interação.
Assim, o pavilhão da Santa Sé não é uma construção acabada, mas sim uma espécie de projeto aberto e inovador, como o próprio título indica, no qual os aspectos de "reparar" e "cuidar" são muito importantes, segundo Mendonça.
Tatiana Bilbao, arquiteta mexicana, e Anna Puigjaner, arquiteta espanhola, do grupo MAIO Arquitetos, participam do projeto.
Victoria Cardiel é jornalista especializada em temas de informação social e religiosa. Desde 2013, ela cobre o Vaticano para vários veículos, como a agência de noticias espanhola Europa Press, e o semanário Alfa y Omega, da arquidiocese de Madri (Espanha).
Este importante departamento da Cúria Romana trabalha em estreita colaboração com o Papa no desempenho das suas responsabilidades mais elevadas. Na prática, funciona como o
No Vaticano, o Papa encontrou-se recentemente com centenas de participantes de programas de verão, entre os quais se destacava um grupo de crianças vindas da
Em 21 de junho, Danny Morrison deu um passo significativo ao ser ordenado sacerdote, um momento de grande celebração para seus familiares. No entanto, sua
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.