No final da missa de hoje (13), Domingo de Ramos, o papa Francisco reapareceu em público pela terceira vez desde que voltou ao Vaticano do Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, em 23 de março.
Do altar da Praça de São Pedro, depois de saudar os fiéis, Francisco desejou-lhes um “bom Domingo de Ramos! Boa Semana Santa”.
Papa Francisco em 13 de abril. Crédito: EWTN News.
Por causa da sua convalescença e saúde delicada, o papa Francisco não participou da missa do Domingo de Ramos, celebrada pelo cardeal Leonardo Sandri, vice-decano do Colégio Cardinalício.
A missa foi precedida pela procissão de ramos do Domingo de Ramos, por bispos, padres, religiosos e leigos ao redor do obelisco na praça para comemorar a entrada de Jesus em Jerusalém.
Depois da cerimônia de bênção dos ramos, o cardeal argentino foi ao átrio da basílica vaticana para celebrar a missa, que marcou o início da Semana Santa.
O papa Francisco reaparece na Praça de São Pedro no final da missa. Crédito: EWTN News.
Na homilia previamente preparada pelo papa Francisco e lida pelo cardeal Sandri, o papa recordou que “o Messias passa pela porta da Cidade Santa, aberta de par em par para acolher Aquele que, poucos dias depois, por ela sairá amaldiçoado e condenado, carregando a cruz”.
O papa Francisco falou de Simão de Cirene, que ajudou Cristo a carregar a cruz. "A cruz de Jesus torna-se a cruz de Simão", disse, lembrando como foi forçado pelos soldados a ajudar Jesus.
"Enquanto o coração de Deus está prestes a abrir-se, trespassado por uma dor que revela a sua misericórdia, o coração do homem permanece fechado", continuou ele.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Coloquemo-nos no seu lugar: sentimos raiva ou piedade, tristeza ou aborrecimento?”, disse.
Procissão de ramos no Domingo de Ramos. Crédito: Bénédicte Cedergren/EWTN News
Jesus redimiu o mundo, disse o papa. Cristo “carrega o pecado de todos os homens”, sofrendo conosco e por nós. “É precisamente este o modo inesperado e perturbador com que Cireneu é envolvido na história da salvação, em relação à qual ninguém é estrangeiro, ninguém é estranho”.
Francisco convidou a seguir os passos de Simão, que “nos ensinam que Jesus vem ao encontro de todos, em qualquer situação”.
Ele também disse que Deus transforma o caminho para o Calvário em um lugar de redenção, porque "Ele o percorreu, dando sua vida por nós".
“Quantos cireneus carregam a cruz de Cristo! Somos capazes de reconhecê-los? Vemos o Senhor nos seus rostos dilacerados pela guerra e pela miséria? Perante a injustiça atroz do mal, carregar a cruz de Cristo nunca é em vão, é antes a forma mais concreta de partilhar o seu amor salvador”, disse.
Para o papa, "a paixão de Jesus torna-se compaixão quando estendemos a mão àqueles que já não aguentam mais, quando levantamos os que caíram, quando abraçamos os que estão desanimados".
“Para experimentar este grande milagre da misericórdia, escolhamos como levar a cruz, durante a Semana Santa: não ao pescoço, mas no coração”, disse.
“Não só a nossa, mas também a daqueles que sofrem ao nosso lado; talvez a daquela pessoa desconhecida que o acaso – Mas será mesmo o acaso? – nos fez encontrar. Preparemo-nos para a Páscoa do Senhor tornando-nos cireneus uns dos outros”, concluiu o papa Francisco.
Almudena Martínez-Bordiú é uma jornalista espanhola correspondente da ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, em Roma e no Vaticano, com quatro anos de experiência em informação religiosa.
À medida que o Senado dos Estados Unidos delibera sobre as disposições de uma proposta de orçamento significativa, o episcopado católico do país está solicitando
A mais recente edição do boletim semanal em latim, intitulado “Hebdomada Papae”, traz um resumo dos principais acontecimentos e temas abordados durante a última semana.
Em Braga, no Museu Pio XII, são hoje (2 de julho de 2025) apresentadas duas publicações significativas no campo dos estudos sobre espiritualidade e mística.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.