O Dicastério para o Clero da Santa Sé emitiu um decreto sobre intenções e estipêndios da missa, enfatizando tanto a compreensão espiritual adequada quanto às soluções práticas para os desafios pastorais modernos.
O papa Francisco aprovou ontem (13), no Domingo de Ramos, o documento – publicado até agora só em italiano – que entrará em vigor no domingo de Páscoa, 20 de abril.
O decreto, que substitui a instrução Mos iugiter, de 1991, mantém o cânon 945 do Código de Direito Canônico, dizendo que os sacerdotes podem receber ofertas para celebrar a missa segundo intenções específicas, ao mesmo tempo em que introduz mudanças para "intenções coletivas".
Segundo as normas atualizadas, as conferências episcopais ou os conselhos provinciais podem agora permitir que os padres aceitem várias ofertas de diferentes doadores para uma única missa com uma "intenção coletiva", mas só quando todos os doadores tiverem sido explicitamente informados e consentirem.
"Tal consentimento dos doadores nunca pode ser presumido", diz o documento. "Na ausência de consentimento explícito, presume-se sempre que o consentimento não foi dado".
O decreto também reafirma que as ofertas para intenções de missa nunca devem ser tratadas como transações comerciais, dizendo que tais práticas constituiriam simonia – a compra ou venda proibida de coisas espirituais.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O prefeito do Dicastério para o Clero da Santa Sé, dom Lazarus cardeal You Heung-sik, disse que os novos regulamentos vieram depois de "profunda consideração" e extensa consulta com bispos, clérigos e fiéis em todo o mundo.
O documento aborda o crescente desafio da escassez de clero em muitas regiões, dificultando o cumprimento de todas as intenções de missa solicitadas, preservando seu significado espiritual.
Os bispos são instruídos a educar adequadamente o clero e os fiéis sobre esses regulamentos e manter registros precisos das missas, intenções e ofertas. O decreto enfatiza que os padres devem celebrar a missa pelas intenções dos fiéis, "especialmente os mais pobres, mesmo sem receber nenhuma oferta".
As normas também proíbem a substituição de missas prometidas por simples menções nas liturgias, categorizando tais práticas como "gravemente ilícitas".
Uma notável disposição pastoral permite que os bispos diocesanos redirecionem as intenções excedentes da missa para paróquias ou territórios de missão necessitados, promovendo a solidariedade dentro da Igreja universal.
AC Wimmer (刘威猛) é o editor de notícias da EWTN News para a Europa e Ásia. O australiano poliglota, criado na Baviera e na África do Sul, foi editor-chefe de vários meios de comunicação. Formado em Filosofia e Estudos Chineses pela Universidade de Melbourne, o veterano jornalista é pesquisador honorário em Comunicações e atuou no Conselho da Cáritas em Munique.
À medida que o Senado dos Estados Unidos delibera sobre as disposições de uma proposta de orçamento significativa, o episcopado católico do país está solicitando
A mais recente edição do boletim semanal em latim, intitulado “Hebdomada Papae”, traz um resumo dos principais acontecimentos e temas abordados durante a última semana.
Em Braga, no Museu Pio XII, são hoje (2 de julho de 2025) apresentadas duas publicações significativas no campo dos estudos sobre espiritualidade e mística.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.