O patriarca de Lisboa, dom Rui Valério, celebrou ontem (14) uma missa na capela da embaixada do Brasil em Lisboa, Portugal, com a presença da cruz da primeira missa celebrada no Brasil há 525 anos. A cruz, que saiu de Braga no sábado (12), chega hoje (15) a São Paulo (SP) e vai peregrinar por várias cidades.

A peregrinação “BRASIL COM FÉ – Celebrando os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz” é organizada pelo movimento Brasil com Fé, santuário Cristo Redentor, da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), e Instituto Redemptor. Além dos 525 anos da primeira missa celebrada no país, a iniciativa também celebra os 200 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, iniciadas com o Tratado de Paz, Amizade e Aliança entre o Império do Brasil e o Reino de Portugal, em 1825.

A missa de ontem na embaixada do Brasil em Lisboa aconteceu a convite do embaixador, Raimundo Carreira. Também estavam presentes o núncio apostólico de Portugal, dom Ivo Scapolo, decano do corpo diplomático em Portugal, e o reitor do santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, capelão oficial da Capela da Embaixada do Brasil em Lisboa.