A Secretaria Municipal de Educação de Pouso Alegre (MG) orientou as escolas do município a não falar de Jesus nem de sua crucificação, ressurreição, nem das celebrações litúrgicas do Tríduo Pascal em suas atividades com os alunos.
Um comunicado publicado na terça-feira (15) diz que esses elementos pertencem a uma “religiosidade particular e não devem compor o planejamento pedagógico de uma instituição pública de ensino”. Para a secretaria, devem-se priorizar os valores universais como a “partilha, solidariedade, amizade, respeito e afeto”.
Segundo a secretaria, o documento “tem como objetivo reforçar o compromisso com os princípios legais que regem a educação pública no Brasil, bem como o Ministério Público, no que diz respeito à laicidade do Estado e ao respeito à diversidade religiosa”.
A prefeitura diz que embora não tivesse a pretensão de “desvalorizar ou omitir a figura de Jesus Cristo ou qualquer tradição religiosa”, como instituição pública “a Rede Municipal de Ensino deve seguir as diretrizes estabelecidas na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, na Base Nacional Comum Curricular e nos demais documentos oficiais, que orientam para a promoção de uma educação inclusiva, ética, cidadã e laica”.
“Reafirmamos nosso compromisso com uma educação que acolhe, respeita e valoriza a diversidade presente em nossa comunidade escolar”, conclui a nota.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O comunicado publicado pela secretaria de educação “tomou um vulto muito grande aqui na nossa cidade e região”, disse o prefeito José Dimas da Silva Fonseca, o coronel Dimas, num vídeo publicado em sua conta no Instagram ontem (16).
“Como cristão e respeitando a laicidade, eu jamais permitiria que se proibisse citar Jesus em qualquer ambiente da prefeitura de Pouso Alegre”, diz o prefeito, que é do Republicanos.
No vídeo, ele aparece junto ao vice-prefeito Igor Tavares (PSD) com um quadro de Jesus Misericordioso e uma imagem de Nossa Senhora Aparecida ao fundo. Segundo Tavares, “trata-se de um documento não-revisado, não-oficial que partiu do departamento pedagógico”.
“Nunca foi e jamais será proibido mencionar o nome de Jesus Cristo nas escolas”, disse o vice-prefeito, “pelo contrário, o ensino laico defende que devemos incluir todas as religiões nas nossas disciplinas escolares, inclusive a nossa, a fé cristã”.
“Nós vivemos o momento da Páscoa, o momento máximo onde Cristo se entregou por nós na cruz, é o momento de a gente refletir sobre paz, sobre amor e respeito ao próximo”, concluiu o coronel Dimas.
Escrevo para a ACI Digital há oito anos e desde 2023 sou correspondente do Brasil para o telejornal EWTN Noticias. Sou certificada em espanhol pelo Instituto Cervantes. Tenho experiência em redação de conteúdo religioso para mídias católicas em português e espanhol e em tradução de sites religiosos. Sou casada, tenho três filhos e sou catequista há mais de 15 anos. Escrevo de Petrópolis (RJ).
Evangelho e palavra do dia 19 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 6,2c-12 Caríssimo, ensina e recomenda estas coisas.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.