O arcebispo de Porto Alegre, cardeal Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), disse que “o legado” deixado pelo papa Francisco, que morreu hoje (21) no Vaticano, “não pode morrer”. Dom Jaime foi o último brasileiro criado cardeal pelo papa Francisco, em dezembro de 2024, e é um dos sete cardeais do Brasil aptos a se tornar papa no próximo conclave.
“Atenção dele pelos mais fragilizados, pela questão da paz. Foi ele que trouxe para a linguagem internacional a ideia de que nós estamos vivendo uma 3ª Guerra Mundial aos pedaços”, disse dom Jaime ao G1.
Dom Jaime esteve com o papa Francisco em fevereiro deste ano, em visita junto com a presidência da CNBB, uma semana antes do papa ser internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli de Roma, onde ficou por 38 dias em tratamento contra uma pneumonia bilateral.
“Quando nos aproximamos, dava para perceber e ouvir o 'peito chiando'. Uma bronquite muito forte, muito intensa. Nós tínhamos previsto uma meia hora de diálogo com ele. A conversa se alongou por mais de uma hora. Mesmo com aquela dificuldade, ele queria saber de tudo e de todos”, disse o cardeal Spengler ao recordar o último encontro com Francisco.
Cardeais brasileiros que votam no conclave
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Os cardeais eleitores, ou seja, que votam e podem ser votados para papa no conclave, são aqueles com menos de 80 anos. Entre os brasileiros, além de dom Jaime Spengler, 64 anos, há outros seis: cardeal João Braz de Aviz, 77 anos, prefeito emérito do dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica; cardeal Odilo Scherer, 75 anos, arcebispo de São Paulo (SP); cardeal Orani Tempesta, 74 anos, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ); cardeal Leonardo Steiner, 74 anos, arcebispo de Manaus (AM); cardeal Sérgio da Rocha, 65 anos, arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil; e cardeal Paulo Cezar Costa, 57 anos, arcebispo de Brasília (DF).
Dom Jaime é apontado como candidato por alguns vaticanistas, mas disse que não pensa em ser eleito papa. “O meu desejo é voltar para casa o mais rápido possível depois do conclave”, afirmou.
Sem “Francisco II”
Em entrevista coletiva hoje, o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer, disse não ter a expectativa de que o novo papa seja um “Francisco II”.
“O próximo papa será uma pessoa humana, não um robô. Portanto, vai governar a Igreja com seu jeito, seu caráter, sua personalidade, sua capacidade humana”, disse, ao pedir que “estejamos abertos para acolher a figura do novo papa”.
Natalia Zimbrão é formada em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É jornalista da ACI Digital desde 2015. Tem experiência anterior em revista, rádio e jornalismo on-line.
A capital angolana, Luanda, foi palco do encerramento da Cimeira Empresarial Estados Unidos – África, um evento de quatro dias que promoveu intensos debates e
O Sumo Pontífice Leão XIV concedeu uma audiência ao presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Carlos Manuel Vila Nova. O encontro ocorreu
Jonathan Roumie, o ator conhecido por interpretar Jesus na popular série “The Chosen”, encontrou-se com o Papa Leão XIV na quarta-feira, 25 de junho de
Celebrando o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, o Sumo Pontífice, Papa Francisco, enviou uma importante mensagem à Igreja. Ele ressaltou uma verdade
A Ilha da Madeira acolhe um retiro espiritual destinado ao clero, que será orientado pelo Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca emérito de Lisboa. Esta iniciativa
A solenidade de Corpus Christi ganhou um toque especial e inspirador dentro de uma casa brasileira. Um grupo de irmãos decidiu recriar a tradicional procissão
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.