A Conferência Episcopal Alemã publicou orientação a sacerdotes sobre bênçãos para casais em situações irregulares e uniões homossexuais, instando o clero a usar as bênçãos para "expressar apreço" por pessoas que buscam o reconhecimento.
O folheto "Bênçãos para casais que se amam", foi distribuído no início do mês pela conferência conjunta de membros da conferência e do Comitê Central dos Católicos Alemães (ZdK, na sigla em alemão).
A orientação cita Fiducia supplicans, documento da Santa Sé publicado em 2023 aprovado pelo papa Francisco. O documento da DBK, sigla em alemão da conferência episcopal, permite "bênçãos" de uniões homossexuais e outros arranjos extraconjugais.
"Casais não eclesiásticos, casais divorciados, recasados e casais em toda a diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero são, obviamente, parte de nossa sociedade", escreveu a DBK, dizendo que "muitos desses casais querem uma bênção para seu relacionamento".
"Tal pedido é uma expressão de gratidão por seu amor e uma expressão do desejo de moldar esse amor a partir da fé", diz o documento, chamando as bênçãos de "um ato da Igreja, que se coloca a serviço do encontro divino-humano".
"A Igreja leva a sério o desejo do casal de colocar seu caminho futuro na vida sob a bênção de Deus. Vê no pedido de bênção a esperança de um relacionamento com Deus que possa sustentar a vida humana", diz o folheto.
"A arte e o modo de conduzir a bênção, o local, toda a estética, como música e canto, destinam-se a expressar o apreço das pessoas que pediram a bênção, sua união e sua fé", diz a orientação.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Quando publicada em 2023, Fiducia supplicansgerou uma reação internacional generalizada dos líderes da Igreja em todo o mundo, embora alguns bispos tenham elogiado a orientação e prometido permitir as bênçãos em suas dioceses.
O documento disse que os padres podem abençoar uniões homossexuais como uma expressão de proximidade pastoral sem tolerar suas relações sexuais. A declaração enfatizou que as bênçãos só podem ser dadas "espontaneamente" e não no contexto de um rito litúrgico formal.
Bispos na Europa, na África e em outros lugares disseram que não permitiriam que os padres fizessem tais bênçãos. Alguns bispos nos EUA, no entanto, disseram que implementariam as diretrizes em suas dioceses.
O papa Francisco várias vezes defendeu o documento das críticas, dizendo que as bênçãos não exigem "perfeição moral" antes de serem dadas.
"A intenção das ‘bênçãos pastorais e espontâneas’ é mostrar concretamente a proximidade do Senhor e da Igreja a todos aqueles que, encontrando-se em diferentes situações, pedem ajuda para continuar – às vezes para começar – um caminho de fé", disse Francisco no ano passado.
Daniel Payne é editor sênior da Catholic News Agency (CNA). Anteriormente, ele trabalhou no site de notícias College Fix e na agência de notícias Just the News. Ele mora no estado americano da Virgínia com sua família.
À medida que o Senado dos Estados Unidos delibera sobre as disposições de uma proposta de orçamento significativa, o episcopado católico do país está solicitando
A mais recente edição do boletim semanal em latim, intitulado “Hebdomada Papae”, traz um resumo dos principais acontecimentos e temas abordados durante a última semana.
Em Braga, no Museu Pio XII, são hoje (2 de julho de 2025) apresentadas duas publicações significativas no campo dos estudos sobre espiritualidade e mística.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.