No ano 2000, o papa são João Paulo II canonizou santa Faustina Kowalska e, durante a cerimônia, declarou que todos os anos, no segundo domingo da Páscoa, seria celebrado em toda a Igreja o domingo da Divina Misericórdia.
Conheça aqui todo o que o papa peregrino fez para propagar esta devoção.
Em 1967, o então cardeal Karol Wojtyla presidiu a sessão solene que colocou ponto final no processo informativo diocesano para recopilar todos os dados e testemunhos sobre a vida e a obra de santa Maria Faustina Kowalska.
As atas do processo foram enviadas para Roma, para que fosse aberto o processo de beatificação da vidente do Senhor da Divina Misericórdia.
Mais tarde, o papa João Paulo II beatificou (1993) e canonizou (2000) Santa Faustina, justamente no segundo domingo da Páscoa em ambos em anos.
“E tu, Faustina, dom de Deus ao nosso tempo, dádiva da terra da Polônia à Igreja inteira, obtém-nos a graça de perceber a profundidade da misericórdia divina, ajuda-nos a torná-la experiência viva e a testemunhá-la aos irmãos”, disse o papa na canonização de sua compatriota.
Anos antes, em 1980, são João Paulo II já tinha publicado sua carta encíclica intitulada Dives in Misericordia, sobre a misericórdia divina, na qual incentiva os fiéis a voltar o olhar ao mistério do amor misericordioso de Deus.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Parece agora oportuno desenvolver este mistério. Sugerem-no múltiplas experiências da Igreja e do homem contemporâneo; e exigem-no também as aspirações de tantos corações humanos, os seus sofrimentos e esperanças, as suas angústias e expectativas”, escreveu.
Em 30 de abril de 2000, o papa proclamou o segundo domingo da Páscoa como o “Domingo da Divina Misericórdia” para o mundo todo.
Em 2002, o papa estabeleceu que o “Domingo da Divina Misericórdia” se enriquecesse com indulgências, com as quais se possam beneficiar os enfermos, navegantes ou aqueles que, por causa justa, não possam abandonar sua casa ou desempenhem uma atividade impostergável.
Naquele mesmo ano, João Paulo II e viajou para Cracóvia (Polônia) e, no Santuário da Divina Misericórdia, consagrou o mundo a Jesus da Divina Misericórdia.
“Deus, Pai misericordioso, que revelaste o Teu amor no Teu Filho Jesus Cristo e o derramaste sobre nós no Espírito Santo, Consolador, confiamos-te hoje o destino do mundo e de cada homem”, foram algumas das palavras de sua oração.
São João Paulo II morreu em 2 de abril de 2005, na noite anterior ao Domingo da Divina Misericórdia daquele ano, solenidade que ele instituiu seguindo o pedido de Jesus Cristo a santa Faustina.
O papa Bento XVI beatificou João Paulo II em 1º de maio de 2011,no segundo Domingo da Páscoa, e o papa Francisco o canonizou em 27 de abril de 2014, também festa da Misericórdia.
A Agência Católica de Informação - ACI Digital, faz parte das agências de notícias do Grupo ACI, um dos maiores geradores de conteúdo noticioso católico em cinco idiomas e que, desde junho de 2014, pertence à família EWTN Global Catholic Network, a maior rede de televisão católica do mundo, fundada em 1981 por Madre Angélica em Irondale, Alabama (EUA), e que atinge mais de 85 milhões de lares em 110 países e 16 territórios.
Evangelho e palavra do dia 10 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 44,18-21.23b-29.45,1-5 Naqueles dias, Judá aproximou-se de José e, cheio de ânimo,
Evangelho e palavra do dia 09 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 41,55-57.42,5-7a.17-24a Naqueles dias, todo o Egito começou a sentir fome, e
Evangelho e palavra do dia 06 julho 2025 Primeira Leitura Leitura do Livro do Profeta Isaías 66,10-14c Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela todos
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.