A praça de São Pedro se encheu na manhã de hoje (27) de adolescentes de todo o mundo para participar do Jubileu da Esperança.
Nas proximidades da basílica de São Pedro, onde o funeral do papa Francisco foi celebrado no dia anterior, cerca de 200 jovens relembraram a vida e o exemplo do beato Carlo Acutis, cuja canonização, marcada para hoje, foi adiada por causa da morte do papa Francisco.
O adiamento da canonização de Carlo Acutis não abalou o ânimo dos adolescentes. Vários disseram que, de certa forma, foi o próprio Carlo que os levou a Roma para dar um último adeus ao papa.
A multidão aplaudiu quando o Cardeal Parolin, em sua homilia, falou do papa Francisco nesse Domingo da Misericórdia e no segundo dia dos Novendiais, o período de nove dias de luto por sua morte, durante o qual nove missas são celebradas para o repouso de sua alma.
Além disso, este 27 de abril marca o 25º aniversário desde que o Papa São João Paulo II declarou a festa do Domingo da Misericórdia.
“O Pastor que o Senhor deu ao seu povo, o papa Francisco, terminou sua vida terrena e nos deixou. A dor de sua partida, o sentimento de tristeza que enche nossos corações, a confusão que sentimos em nossos corações, a sensação de perda, tudo isso estamos experimentando, como os apóstolos sofrendo pela morte de Jesus”, disse o cardeal.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Parolin também enfatizou que, nestes dias de escuridão, o Senhor “aparece diante de nós com a luz da ressurreição, para iluminar nossos corações”.
“A alegria pascal, que nos sustenta na hora da provação e da tristeza, é algo que quase se pode tocar nesta praça hoje; nós a vemos impressa sobretudo nos rostos de vocês, queridas crianças e adolescentes que vieram de todo o mundo para celebrar o Jubileu”, disse.
O cardeal, que estará no conclave que elegerá o próximo papa, incentivou os adolescentes a descobrir em Jesus a razão para viver corajosamente, sendo generosos e fiéis, e a entender “o que é realmente valioso na vida: o amor que entende tudo e espera por tudo”.
Segundo Parolin, a memória do Papa Francisco não deve permanecer “uma simples emoção do momento”, mas que se deve “abraçar seu legado e torná-lo vivo”.
“O Papa Francisco foi uma testemunha luminosa de uma Igreja que se inclina com ternura para aqueles que estão feridos e cura com o bálsamo da misericórdia”, disse.
Por fim, ele disse aos adolescentes reunidos na praça que “o papa Francisco nos envia seu abraço do céu”.
Almudena Martínez-Bordiú é uma jornalista espanhola correspondente da ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, em Roma e no Vaticano, com quatro anos de experiência em informação religiosa.
Evangelho e palavra do dia 14 setembro 2025 “`html Primeira Leitura Leitura do Livro dos Números 21,4b-9 Naqueles dias, os filhos de Israel partiram do
Evangelho e palavra do dia 13 setembro 2025 “`python from bs4 import BeautifulSoup, NavigableString import re def process_liturgy_html(html_input: str) -> str: “”” Process daily liturgy
Evangelho e palavra do dia 10 setembro 2025 “`html Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 3,1-11 Irmãos, se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.