O papa Francisco encorajou os jovens a se esforçarem para ouvir bem os outros em mensagem de vídeo publicada depois de sua morte, que foi gravada em janeiro.
O vídeo, divulgado pela revista semanal italiana Oggi, foi publicado ontem (27), no dia seguinte à missa fúnebre do papa Francisco, que morreu no Vaticano na segunda-feira passada (21).
No vídeo, gravado em 8 de janeiro, o papa Francisco se dirigiu a um grupo de adolescentes e jovens adultos que participam das Oficinas de Escuta, iniciativa do italiano Luca Drusian.
Segundo a Vatican Media, a ideia por trás das oficinas é que os jovens discutam diferentes tópicos enquanto vivenciam a beleza de ouvir os outros e de serem ouvidos.
“Queridos rapazes e moças, uma das coisas mais importantes na vida é ouvir — aprender a ouvir”, disse Francisco no vídeo, gravado em sua residência na Casa Santa Marta.
"Quando alguém falar com vocês, esperem que terminem para que vocês possam realmente entender e, então, se tiverem vontade, respondam. Mas o importante é ouvir", disse o papa, dizendo que não se deve ter pressa em responder.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Francisco disse: “Observem atentamente as pessoas — elas não ouvem. No meio de uma explicação, elas respondem, e isso não contribui para a paz. Ouçam — ouçam bastante”.
Francisco também disse aos jovens para ouvirem os avós, que “nos ensinam tanto”.
A mensagem póstuma do papa foi tornada pública quando cerca de 200 mil pessoas, muitas delas adolescentes, compareceram à missa na praça de São Pedro ontem (27) de manhã.
A missa foi celebrada como parte do segundo dia dos Novendiales da Igreja, nove dias de luto pelo papa Francisco, e como parte do Jubileu dos Adolescentes, que aconteceu em Roma de 25 a 27 de abril.
No dia seguinte ao de Francisco, dezenas de milhares de pessoas visitaram seu túmulo na basílica de Santa Maria Maior. À tarde, o cardeal Rolandas Makrickas, arcipreste coadjutor da basílica de Santa Maria Maior, celebrou as vésperas na basílica lotada. O Colégio de Cardeais também compareceu.
Hannah Brockhaus é jornalista correspondente da CNA em Roma (Itália). Ela cresceu em Omaha, no estado americano de Nebraska e é formada em Inglês pela Truman State University no Missouri (EUA).
Evangelho e palavra do dia 19 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 6,2c-12 Caríssimo, ensina e recomenda estas coisas.
Evangelho e palavra do dia 14 setembro 2025 “`html Primeira Leitura Leitura do Livro dos Números 21,4b-9 Naqueles dias, os filhos de Israel partiram do
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.