A paróquia são Geraldo Majella em Sorocaba (SP) foi elevada a santuário ontem (27), pelo administrador arquidiocesano de Sorocaba, dom Julio Endi Akamine durante missa de abertura das comemorações dos 300 anos do nascimento de são Geraldo.
“É muita alegria poder celebrar a elevação deste santuário são Geraldo Majella”, disse dom Julio Endi Akamine no início da celebração, destacando que este santuário deve “ser um ponto de convergência para o encontro com Deus, mas também de irradiação dos discípulos missionários de Jesus Cristo, a igreja em saída, a igreja de portas abertas, a igreja samaritana”.
Em sua homilia o bispo enfatizou que uma igreja erigida a santuário “deve ser uma expressão concreta deste nosso desejo de ver, de tocar pessoalmente Deus”, assim como “a experiência de Tomé” e “exclamar tantas vezes: ‘Meu Senhor e meu Deus’”.
Ao final de seu discurso, dom Julio disse que baseou sua homilia na exortação apostólica Evangelii gaudium do papa Francisco, no qual ele destacou a habilidade que a paróquia ou um santuário tem "de se reformar e ser a Igreja que vive no meio das casas dos seus filhos e das suas filhas”.
300 anos de nascimento de são GeraldoMajella
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O superior provincial da província Nossa Senhora Aparecida da Congregação Redentorista, padre Marlos Aurélio da Silva disse na missa que “ao longo de todo esse ano dedicado ao tricentenário” de são Geraldo, a congregação quer “aprofundar a vida dele, mas, sobretudo, o seu ‘ser’ missionário, irmão redentorista, a sua espiritualidade”.
O sacerdote redentorista também ressaltou que são Geraldo Majella é para os redentoristas “uma grande luz, uma grande inspiração” para o “trabalho missionário” da congregação”, destacando que “talvez, na constelação dos santos redentoristas, Geraldo é aquele que possui mais uma mística que precisa ser conhecida e vivenciada por cada um de nós”.
São Geraldo Majella nasceu no dia 6 de abril de 1726, na aldeia de Muro Lucano, no Reino de Nápoles, no Sul da Itália. Ingressou na Congregação Redentorista em maio de 1749 e professou seus primeiros votos em 16 de julho de 1752.
Segundo os redentoristas, em 1754, o diretor espiritual de Geraldo pediu a ele que escrevesse o seu maior desejo e ele escreveu: "Amar muito a Deus; estar sempre unido com Deus; fazer tudo por amor de Deus; amar a todos por amor de Deus; sofrer muito por Deus. Minha única ocupação é fazer a vontade de Deus”.
Majella morreu aos 29 anos de uma severa tuberculose, em Materdomini, no sul da Itália, no dia 16 de outubro de 1755. Ele foi beatificado em 29 de janeiro de 1893 pelo papa Leão XIII e canonizado em 11 de dezembro de 1904 pelo papa Pio X. São Geraldo Majella é conhecido como o patrono das mães, das grávidas e das crianças pequenas.
Monasa Narjara é jornalista da ACI Digital desde 2022 e foi jornalista na Arquidiocese de Brasília entre 2014 a 2015.
Evangelho e palavra do dia 19 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 6,2c-12 Caríssimo, ensina e recomenda estas coisas.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.