Três dos setes cardeais brasileiros aptos a votar no conclave que vai eleger o próximo papa estudaram em Petrópolis (RJ), embora em datas e locais diferentes: o arcebispo de Brasília (DF), cardeal Paulo Cezar Costa, o arcebispo de Manaus (AM), cardeal Leonardo Steiner, e o arcebispo de Porto Alegre (RS), cardeal Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os três participam pela primeira vez de um conclave.

Natural de Valença (RJ), dom Paulo Cezar Costa fez o seminário menor, que corresponde ao ensino médio, e cursou Filosofia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis, entre os anos 1983 e 1988. Em seguida, fez Teologia no Seminário Maior de São José, no Rio de Janeiro (RJ).

Dom Paulo foi ordenado sacerdote em 1992, na diocese de Valença. Em novembro de 2010, foi nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro. Recebeu a ordenação episcopal em 5 de fevereiro de 2011, tendo escolhido como lema episcopal “Tudo suporto pelos eleitos” (Omnia Sustineo Propter Electos). Em junho de 2016, foi nomeado bispo de São Carlos (SP) e, em outubro de 2020, arcebispo de Brasília.