Quatro cardeais eleitores ainda devem chegar a Roma, faltando só cinco dias para o início programado do conclave para eleger o sucessor do papa Francisco, disse hoje (2) a Santa Sé, na conclusão da oitava congregação-geral dos cardeais.
Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, não revelou os nomes dos cardeais que ainda estão a caminho da cidade.
No entanto, ele disse que na sessão de hoje, vários cardeais chegaram a Roma e tomaram posse às 10h30 (5h30 no horário de Brasília), no intervalo da assembleia.
Cerca de 180 cardeais participaram da reunião privada, dos quais 133 são eleitores.
No encontro com a imprensa, Bruni também negou rumores sobre possível mal-estar do cardeal Pietro Parolin, dizendo que tal incidente não ocorreu. Ele também negou qualquer intervenção da equipe médica ou de enfermagem.
Na sessão de hoje, 25 cardeais falaram, e suas falas abordaram temas de particular relevância para o futuro da Igreja.
Segundo um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, os cardeais disseram que a evangelização foi o coração do pontificado do papa Francisco, que buscou uma Igreja "como comunhão fraterna e evangelizadora, capaz de falar especialmente às novas gerações".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Os cardeais também falaram das Igrejas Orientais, marcadas pelo sofrimento, mas também “por um forte e corajoso testemunho de fé”.
Várias falas também destacaram a urgência de comunicar o Evangelho de forma eficaz em todos os níveis da vida eclesial, das paróquias à Cúria, dizendo que "o testemunho do amor mútuo é o primeiro anúncio, como o Evangelho nos lembra".
As falas dos cardeais também abordaram abusos sexuais e escândalos financeiros.
Bruni disse que esses temas foram abordados como "uma ferida" que deve ficar "aberta" para que a consciência do problema permaneça viva e caminhos concretos para a cura possam ser identificados.
Outros temas debatidos foram a centralidade da liturgia, a importância do direito canônico e o valor da sinodalidade, entendida em sua relação com a missão, a colegialidade e a superação do secularismo.
Os cardeais debateram sobre a “hermenêutica da continuidade” entre os pontificados de são João Paulo II, Bento XVI e o papa Francisco, assim como a relevância da eucaristia na missão evangelizadora da Igreja.
Almudena Martínez-Bordiú é uma jornalista espanhola correspondente da ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, em Roma e no Vaticano, com quatro anos de experiência em informação religiosa.
Evangelho e palavra do dia 06 julho 2025 Primeira Leitura Leitura do Livro do Profeta Isaías 66,10-14c Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela todos
Este importante departamento da Cúria Romana trabalha em estreita colaboração com o Papa no desempenho das suas responsabilidades mais elevadas. Na prática, funciona como o
No Vaticano, o Papa encontrou-se recentemente com centenas de participantes de programas de verão, entre os quais se destacava um grupo de crianças vindas da
Em 21 de junho, Danny Morrison deu um passo significativo ao ser ordenado sacerdote, um momento de grande celebração para seus familiares. No entanto, sua
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.