O papa Francisco desejava que fiéis consagrados tenham "um coração e um espírito puros e livres o suficiente" para amar e servir os menores entre nós, disse hoje (3) o cardeal Ángel Fernández Artime na oitava missa de Novendiales pela alma do papa Francisco.
O cardeal, ex-prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica da Santa Sé, rezou e fez a homilia na penúltima missa celebrada em luto pelo papa, que morreu em 21 de abril.
Rezar pelos mortos, disse o cardeal na homilia na basílica de São Pedro, no Vaticano, é "a maior obra de caridade".
"Quando ajudamos nossos vizinhos materialmente, compartilhamos bens efêmeros, mas quando rezamos por eles, fazemos isso com bens eternos", disse dom Artime.
"Rezar pelos mortos significa, portanto, amar aqueles que morreram, e é isso que estamos fazendo agora pelo papa Francisco, reunidos como Povo de Deus, junto com os pastores e especialmente esta noite com uma presença muito significativa de homens e mulheres consagrados”, disse também o cardeal.
Francisco "se sentia muito querido pelo Povo de Deus, e sabia que os que pertenciam às diferentes expressões da vida consagrada também o amavam; eles rezavam por seu ministério, pela pessoa do papa, pela Igreja, pelo mundo", disse dom Artime.
Toda a Igreja, disse o cardeal, é "chamada a ser testemunha do Senhor Jesus, que morreu e ressuscitou". Mas homens e mulheres consagrados são designados para um serviço específico, disse dom Artime.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
"Recebemos essa vocação, esse chamado ao discipulado que nos pede para testemunhar a primazia de Deus com toda a nossa vida. Essa missão é especialmente importante quando – como em muitas partes do mundo hoje – sentimos a ausência de Deus ou esquecemos Sua centralidade com muita facilidade”, disse também o cardeal.
A presença de Cristo Ressuscitado “transforma tudo”, disse dom Artime.
"A escuridão é vencida pela luz; o trabalho inútil torna-se novamente fecundo e promissor; a sensação de cansaço e abandono dá lugar a um novo impulso e à certeza de que Ele está conosco", disse também o cardeal.
Dom Artime citou as palavras do papa Francisco no Ano da Vida Consagrada, celebrado pela Igreja de 30 de novembro de 2014 a 2 de fevereiro de 2016, quando o papa disse que esperava que os fiéis consagrados "despertassem o mundo, porque a nota que caracteriza a vida consagrada é a profecia". Na época, Francisco pediu que os consagrados "fossem testemunhas do Senhor, como são Pedro e os Apóstolos", disse o cardeal.
"Ele estava nos pedindo para ter um coração e um espírito puros e livres o suficiente para reconhecer as mulheres e os homens de hoje, nossos irmãos e irmãs, especialmente os mais pobres, os últimos, os descartados", disse dom Artime.
Assine aqui a nossa newsletter diária
“Porque neles está o Senhor, e para que, com a nossa paixão por Deus, pelo Reino e pela humanidade, possamos, como Pedro, responder ao Senhor: 'Senhor, tu sabes tudo! Tu sabes que eu te amo.' ”, disse também o cardeal.
Daniel Payne é editor sênior da Catholic News Agency (CNA). Anteriormente, ele trabalhou no site de notícias College Fix e na agência de notícias Just the News. Ele mora no estado americano da Virgínia com sua família.
Evangelho e palavra do dia 23 setembro 2025 “`html Leitura do Livro de Esdras 6,7-8.12b.14-20 Naqueles dias, o rei Dario escreveu ao governador do território
Evangelho e palavra do dia 19 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 6,2c-12 Caríssimo, ensina e recomenda estas coisas.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.