Há no conclave para escolher o sucessor do papa Francisco, que começou ontem (7) cinco cardeais eleitores com uma significativa experiência no processo de escolha do papa.
Quatro deles — os cardeais Peter Turkson, Philippe Barbarin, Péter Erdő e Josip Bozanić — tornaram-se membros do Colégio dos Cardeais em 2003 e participaram de dois conclaves antes do atual.
O cardeal Vinko Puljić, arcebispo emérito de Sarajevo, recebeu o barrete vermelho em 1994, tornando-se o eleitor com mais anos de cardinalato — quase 31 — Ele também participou de dois conclaves: o de 2005, que elegeu Bento XVI, e o de 2013, que elegeu Francisco.
Aos 79 anos, Puljić poderá votar no conclave de 2025 com uma margem de só quatro meses. Em 8 de setembro, ele completará 80 anos e perderá o privilégio de eleger um papa.
Arcebispo emérito de Sarajevo, ele é conhecido por seu papel na guerra na Bósnia, na década de 1990, em que se destacou como uma voz pela paz e defensor dos direitos humanos. Foi também presidente da Conferência Episcopal da Bósnia e Herzegovina por um longo período.
O cardeal ganês Peter Turkson, de 76 anos, foi chanceler da Pontifícia Academia das Ciências e da Pontifícia Academia das Ciências Sociais da Santa Sé a partir de 2022.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Estudioso da Bíblia e voz influente pela justiça social, o primeiro papel dele na Santa Sé foi de presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, de 2009 a 2017. O papa Francisco então o escolheu como prefeito do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, de 2017 a 2021.
O cardeal Philippe Barbarin, de 74 anos, é da França, onde foi arcebispo de Lyon de 2002 a 2020. Em 2020, ele foi absolvido em apelação de uma condenação de 2019 por não denunciar abusos sexuais.
Nascido em Rabat, Marrocos, na época sob protetorado francês, foi missionário em Madagascar e professor de teologia. Foi bispo de Moulins, França, de 1998 a 2002.
O cardeal Péter Erdő, de 72 anos, arcebispo de Esztergom-Budapeste e primaz da Hungria, é canonista e acadêmico que lidera as conferências episcopais húngara e europeia há anos. É autor de cerca de 250 estudos nas áreas de direito canônico e espiritualidade. Além dos conclaves de 2005 e 2013, participou de vários sínodos.
O cardeal Josip Bozanić, de 76 anos, arcebispo emérito de Zagreb, Croácia, foi uma figura proeminente no diálogo entre a Igreja e o Estado na Croácia e na promoção da justiça e da paz. Ele também foi presidente da Conferência Episcopal Croata por muitos anos.
Hannah Brockhaus é jornalista correspondente da CNA em Roma (Itália). Ela cresceu em Omaha, no estado americano de Nebraska e é formada em Inglês pela Truman State University no Missouri (EUA).
A gente repropõe uma entrevista com dom Robert Francis Prevost concedida ao diretor editorial Andrea Tornielli, em maio de 2023, pouco depois da nomeação a
Com o objetivo de proclamar a Verdade Divina, fomentar um aprofundamento na intimidade espiritual e resguardar o Povo de Deus das decisões e condutas perniciosas
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.