A escolha do nome Leão XIV pelo novo sucessor de Pedro foi explicada por Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, como um gesto simbólico que liga o novo papa a Leão XIII, autor da encíclica Rerum novarum, publicada em 1891, que deu início à doutrina social da Igreja.
"Claramente, a escolha do nome Leão XIV é uma clara referência à moderna doutrina social da Igreja, começando com a Rerum novarum. A encíclica de Leão XIII que o papa fez naquela época", disse Bruni aos jornalistas credenciados junto à Santa Sé, enfatizando que a escolha do nome não é uma mera coincidência ou uma escolha neutra, mas uma evocação direta do compromisso social da Igreja.
"E refere-se claramente a mulheres, homens, seu trabalho e trabalhadores em tempos de inteligência artificial", disse o porta-voz da Santa Sé, destacando a conexão com os desafios contemporâneos, especialmente em relação ao mundo do trabalho no contexto das novas tecnologias.
Isso também conecta Leão XIV diretamente ao seu antecessor, o papa Francisco, que defendeu em cúpula do G7 na Itália, em junho do ano passado, o uso de modalidades eticamente corretas para o desenvolvimento, uso e gestão da inteligência artificial.
Quem foi Leão XIII
Roberto Regoli, professor de História da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana, disse à CNA, agência em inglês da EWTN, que Leão XIII subiu ao trono de são Pedro "depois do longuíssimo pontificado de Pio IX", que durou de 16 de junho de 1846 a 7 de fevereiro de 1878.
“Até hoje, é o pontificado mais longo de toda a história”, disse o professor. “o IX teve que lidar com os grandes desafios do século XIX, tendo confrontos com a cultura da época, que era a do liberalismo. E Leão XIII, como consequência, teve que administrar essa herança”.
Foi um momento delicado para a Igreja. Depois da captura de Roma em 1878, pelo reino da Itália, o papa ficou sem soberania territorial: "E o conclave que elege Leão XIII é o primeiro a ser feito em Roma, mas sem que o papa tenha Roma. É um aspecto muito interessante." Essa situação o obrigou a repensar o papel do papado no cenário internacional: "Ele tem que começar a encontrar uma nova maneira de propor o papado em seu tempo, em nível internacional. Ele também está tentando recuperar a independência territorial".
Pensamento de são Tomás de Aquino
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Desde o início de seu pontificado, Leão XIII percebeu a necessidade de responder às grandes correntes filosóficas de seu tempo com uma visão católica estruturada: "Esse papa percebeu que, diante das grandes filosofias da época – a liberal e a socialista – ele tinha que tentar propor uma visão cultural católica que fosse tão estruturada e sistemática quanto as outras filosofias", diz o historiador.
"Ele retomou as doutrinas de Tomás de Aquino e de toda a teologia escolástica, especialmente o tomismo. Porque ele estava convencido de que em são Tomás havia aquelas respostas estruturais e sistêmicas que poderiam neutralizar tanto o liberalismo quanto o socialismo. É por isso que ele impôs essa doutrina a todas as instituições educacionais católicas do mundo".
Leão XIII também era um homem com grande experiência no governo eclesiástico: "Esse papa veio da administração do Estado Pontifício, foi delegado papal, foi núncio - isto é, diplomata papal - na Bélgica e depois foi por muito tempo bispo de Perugia. Um homem com muitas experiências administrativas, diplomáticas e pastorais".
Em seu tempo como núncio na Bélgica, ele teve contato direto com o surgimento da nova classe social "que eram os trabalhadores, com todas as dificuldades que experimentavam: não havia garantias no trabalho, nem na doença, nem contra os acidentes de trabalho".
Leão XIII ficou marcada sobretudo pela encíclica Rerum novarum: "Ele entra para a história sobretudo como o papa da encíclica Rerum novarum, ou seja, aquele papa que sistematizou o que desde então foi chamado de doutrina social cristã, doutrina social católica".
"Era um documento tão importante que todos os seus sucessores, quando escreviam documentos sobre questões de trabalho e economia, se referiam a ele”, disse Regoli. Paulo VI escreveu Quadragesimo anno, quarenta anos depois da Rerum Novarum. “Pensemos também na continuidade dada pelo documento de são João Paulo II em 1991, que se chamava Centesimus annus, precisamente cem anos depois daquele documento de Leão XIII".
Dez encíclicas sobre o rosário e a oração a são Miguel Arcanjo
Regoli também destaca o perfil espiritual e doutrinário do papa Leão XIII: "Ele é o papa que escreveu dez encíclicas sobre o rosário, e o papa que compôs a oração a são Miguel Arcanjo". Ele também foi o autor da encíclica Humanum genus, publicada em 20 de abril de 1884, um dos documentos magisteriais mais estruturados contra a maçonaria.
Por fim, Regoli sugere que a escolha do nome Leão XIV também pode ter um significado afetivo e espiritual ligado à Ordem dos Agostinianos Recoletos, na qual o atual papa se formou.
"Leão XIII, o último papa com esse nome, foi um papa muito próximo da família agostiniana. Por exemplo, basta pensar que o lugar onde atualmente se encontra a cúria geral dos agostinianos foi concedido à ordem por ele. Além disso, ele canonizou santa Rita de Cássia em 1900, uma das santas mais veneradas do mundo agostiniano e popular entre o povo cristão por ser a padroeira dos casos impossíveis", conclui Regoli.
Victoria Cardiel é jornalista especializada em temas de informação social e religiosa. Desde 2013, ela cobre o Vaticano para vários veículos, como a agência de noticias espanhola Europa Press, e o semanário Alfa y Omega, da arquidiocese de Madri (Espanha).
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.