A Santa Sé publicou a imagem do brasão oficial e do lema pontifício de Leão XIV, o mesmo que ele escolheu quando foi nomeado bispo de Chiclayo, no Peru cujos elementos visuais e simbólicos revelam uma forte ligação espiritual e intelectual com santo Agostinho, figura chave na vida e formação do novo papa.
Leão XIV preferiu manter tanto seu escudo episcopal quanto seu lema In Illo uno unum (Nele que é um, somos um). Estas palavras provêm de uma homilia de santo Agostinho sobre o Salmo 127 e expressam uma visão eclesiológica profundamente unitária: “Embora nós cristãos sejamos muitos, no único Cristo somos um”. Uma declaração que, segundo o Vatican News, reflete claramente a vocação pastoral do novo papa, marcada pela busca da unidade e da comunhão dentro do povo de Deus.
O brasão papal conserva a forma e os elementos essenciais do brasão que o então bispo Robert Prevost adotou em sua consagração episcopal. O brasão está dividido diagonalmente em dois setores: o superior tem um fundo azul e nele está representado um lírio branco; o inferior tem um fundo claro e apresenta uma imagem que remete à Ordem de Santo Agostinho: um livro fechado sobre o qual há um coração transpassado por uma flecha. A imagem remete à experiência de conversão de Santo Agostinho, que ele próprio explicava com as palavras "Vulnerasti cor meum verbo tuo" (Feriste meu coração com a Tua Palavra).
A promoção da unidade é fundamental
Em uma entrevista ao Vatican News, em julho de 2023, o então cardeal Prevost já havia explicado a importância desses símbolos: “Como se depreende do meu lema episcopal, a unidade e a comunhão fazem parte justamente do carisma da Ordem de Santo Agostinho e também do meu modo de agir e pensar. Acredito que é muito importante promover a comunhão na Igreja, e sabemos bem que comunhão, participação e missão são as três palavras-chave do Sínodo”.
“Portanto, como agostiniano, para mim, promover a unidade e a comunhão é fundamental. santo Agostinho fala muito sobre a unidade na Igreja e sobre a necessidade de vivê-la”, acrescentou.
“Tudo tem um significado. É um homem mariano, como já se notou quando rezou a Ave Maria da sacada central da Basílica de São Pedro”, frisou.
Na parte inferior do brasão, explica o especialista, vê-se uma representação que lembra o brasão da ordem de santo Agostinho. O livro fechado representa a Sagrada Escritura e o coração trespassado por uma seta é uma referência direta à frase agostiniana: “Foste um relâmpago no meu coração com a Tua Palavra”. É o símbolo de uma conversão que toca o coração e o inflama com o amor de Deus”, explicou.
O padre Spinelli também destacou que o brasão “expressa perfeitamente a personalidade de santo Agostinho, que buscou a verdade inclusive por caminhos errados até encontrar a Deus e converter-se totalmente a Ele”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Com este brasão e lema, Leão XIV declara “a sua fidelidade à tradição da sua ordem” e assegura também “a sua profunda devoção à Virgem Maria”, explica à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, o especialista em heráldica eclesiástica, padre Davide Spinelli,
“O lírio branco é um símbolo de pureza e inocência. É um símbolo mariano por excelência e, neste caso, refere-se claramente à devoção do papa à Virgem Maria”, explica o padre Spinelli.
Neste sentido, Spinelli observa que não é por acaso que o papa foi escolhido no dia 8 de maio, data dedicada à Súplica a Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, uma oração muito popular escrita pelo beato Bartolo Longo, fundador do santuário.
O perito também observou que não é uma novidade o fato de Leão XIV ter confirmado o brasão anterior, o mesmo que escolheu para a sua consagração episcopal. “Isto é comum entre os papas: manter tanto o brasão como o lema, que neste caso tem uma grande profundidade teológica”, explicou.
Quanto ao lema In Illo uno unum, o padre Spinelli destacou que se trata de “uma expressão tirada de um comentário de santo Agostinho ao Salmo 127 que ‘sintetiza a sua visão’.
“A Trindade é um só Deus em três pessoas; do mesmo modo, a Igreja, embora diversa e por vezes tensionada, é chamada a ser una no amor de Cristo”, disse o heraldista, que salientou ainda a atualidade da mensagem do papa.
“Somente se permanecermos unidos no amor de Cristo é possível a fraternidade e a reconciliação, especialmente nestes tempos complexos em que a Igreja vive. Não é por acaso que a saudação do papa Leão XIV desde a sacada incluía esta definição da Igreja como ponte: chamada a superar as divisões, a ser um lugar de encontro, de misericórdia e de escuta”, concluiu.
Victoria Cardiel é jornalista especializada em temas de informação social e religiosa. Desde 2013, ela cobre o Vaticano para vários veículos, como a agência de noticias espanhola Europa Press, e o semanário Alfa y Omega, da arquidiocese de Madri (Espanha).
A reabertura, ao término da oração do Regina Caeli, contou com a presença do camerlengo Farrell, do secretário de Estado Parolin, do substituto Peña Parra,
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.