No Domingo do Bom Pastor, o papa Leão XIV conduziu pela primeira vez a oração do Regina Caeli do balcão central da Basílica de São Pedro. O papa recitou a oração mariana em latim e encorajou os milhares de jovens: "Não tenhais medo!".
“Aos jovens eu digo: Não tenhais medo! Aceitai o convite da Igreja e de Cristo Senhor”, exclamou o papa aos 100 mil fiéis presentes na Praça de São Pedro, segundo as autoridades italianas.
Esta primeira Regina Caeli de Leão XIV coincidiu também com o Jubileu das Bandas e do Espetáculo Popular, que aconteceu uma hora antes da aparição do papa e encheu a Praça de São Pedro de música e cor com bandas de diferentes países.
Às 12h (hora de Roma), o papa Leão XIV apareceu no balcão central da Basílica do Vaticano, sob fortes aplausos e aclamações da multidão.
Antes da oração, o papa destacou como “um dom de Deus” o fato de o primeiro domingo de seu serviço como bispo de Roma ser o do Bom Pastor, o quarto do tempo pascal, em cujo Evangelho de São João, Jesus se revela como o verdadeiro Pastor “que conhece e ama as suas ovelhas e dá a vida por elas”.
O papa também observou que este dia coincide com outro aniversário importante: o 62º aniversário da celebração do Dia Mundial de Oração pelas Vocações. E recordou ainda o Jubileu das Bandas e do Espetáculo Popular que Roma acolhe este fim de semana.
“Saúdo com afeto todos estes peregrinos e agradeço-lhes porque, com a sua música e as suas apresentações artísticas, alegram a festa de Cristo Bom Pastor: sim, é Ele que guia a Igreja com o seu Espírito Santo”, declarou.
Ao refletir sobre o Evangelho do dia (Jo 10,27), afirmou que Jesus “conhece as suas ovelhas e que elas escutam a sua voz e O seguem”.
“Tenho a alegria de rezar convosco e com todo o Povo de Deus pelas vocações, especialmente pelas vocações sacerdotais e religiosas. A Igreja tem grande necessidade delas!”, exclamou.
O papa destacou ainda a importância de os jovens encontrarem "nas nossas comunidades, acolhimento, escuta e encorajamento no seu caminho vocacional, e que possam contar com modelos críveis de dedicação generosa a Deus e aos irmãos”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Neste sentido, exortou os fiéis a seguirem o convite do papa Francisco durante a Jornada pelas Vocações de “acolher e acompanhar os jovens”.
“Peçamos ao nosso Pai celeste que sejamos uns para os outros, cada um segundo a sua condição, pastores "segundo o seu coração" (cf. Jr 3,15), capazes de se ajudarem mutuamente a caminhar no amor e na verdade”, disse.
No final, pediu a intercessão de Nossa Senhora, “cuja vida inteira foi uma resposta ao chamamento do Senhor, nos acompanhe sempre no seguimento de Jesus”.
Leão XIV pede pelo fim das guerras em Gaza e na Ucrânia
Depois de rezar o Regina Caeli, o papa fez um apelo para o fim dos conflitos que continuam sangrando a Ucrânia e a Faixa de Gaza.
Ele observou que “a imensa tragédia da Segunda Guerra Mundial terminou há 80 anos, em 8 de maio, depois de causar 60 milhões de vítimas” e “no atual cenário dramático de uma terceira guerra mundial em pedaços, como tantas vezes afirmou o papa Francisco”.
“Nunca mais a guerra!” exclamou Leão XIV. “Trago em meu coração os sofrimentos do amado povo ucraniano”, disse, pedindo "que todos os prisioneiros sejam libertos e que as crianças possam retornar às suas famílias".
“Dói-me profundamente o que acontece na Faixa de Gaza. Cesse imediatamente o fogo! Que seja prestado socorro humanitário à população civil exausta e que todos os reféns sejam libertos”, acrescentou Leão XIV, que também recebeu "com satisfação o anúncio do cessar-fogo entre Índia e Paquistão".
No final, o papa recordou que este domingo, na Itália e em muitos países, é o Dia das Mães. "Envio uma saudação carinhosa a todas as mães, com uma oração por elas e por aquelas que já estão no Céu. Feliz Dia das Mães!”, disse.
Almudena Martínez-Bordiú é uma jornalista espanhola correspondente da ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, em Roma e no Vaticano, com quatro anos de experiência em informação religiosa.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.