Uma escola católica e um convento na Índia foram bombardeados pelas Forças Armadas do Paquistão na semana passada, matando três estudantes na cidade indiana de Poonch, perto da fronteira com o Paquistão, onde combates entre os dois países ocorreram no fim de semana.
"Um projétil caiu perto do campus da nossa escola cristã em Poonch, matando um irmão e uma irmã gêmeos. Os irmãos eram nossos alunos", disse o bispo de Jammu, monsenhor Ivan Pereira, à CNA, agência em inglês da EWTN. A diocese de Jammu abrange todo o Estado de Jammu e Caxemira, Índia.
"Outro projétil caiu sobre o convento das Carmelitas de Maria. Mas só danificou o reservatório de água e os painéis solares. A escola foi fechada e as freiras foram transferidas para um convento distante", disse monsenhor Pereira.
“Agora, os padres, freiras e leigos estão empenhados em providenciar lugares mais seguros para as pessoas que fogem e providenciar abrigos noturnos para elas”, disse também o bispo.
As forças de segurança indianas lançaram ataques aéreos contra o que disseram ser nove centros terroristas dentro do Paquistão na manhã de 7 de maio. O ataque matou 31 pessoas.
O governo culpou o Paquistão por supostamente apoiar ataques terroristas na região indiana da Caxemira, como o assassinato em massa de 26 turistas, que não eram muçulmanos, no vale de Pahalgam, na Caxemira, em 22 de abril.
Depois do ataque indiano, as forças de segurança paquistanesas intensificaram os bombardeios em áreas de fronteira, especialmente na vulnerável cidade indiana de Poonch, que fica a 13 km da fronteira com o Paquistão.
"Os dois estudantes que morreram foram atingidos por estilhaços de bombardeio quando estavam se mudando para fugir da área com seus pais depois que sua casa foi atingida por um projétil", disse o padre Shijo Kanjirathingal, diretor da Christ School em Pooch, à CNA.
“Um terceiro aluno da nossa escola foi atingido na cabeça por estilhaços de um veículo em movimento”, disse o padre.
"O bombardeio foi muito intenso [na manhã da última quarta-feira] e as bombas atingiram as casas perto do complexo escolar. Embora nenhuma bomba tenha atingido nossos prédios escolares, muitos vidros foram quebrados por estilhaços", disse Kanjirathingal.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Graças a Deus, ninguém ficou ferido em nosso complexo, que abriga cerca de 20 funcionários, entre eles 16 professores”, disse o padre, que pertence à Congregação dos Carmelitas de Maria Imaculada.
“Para garantir a segurança deles, todos os funcionários residentes vindos de fora do Estado de Jammu e Caxemira foram transferidos. Nossa segunda Christ School, mais próxima da fronteira, também foi fechada e os funcionários foram evacuados. Usamos o ônibus escolar para transportar as pessoas”, disse o padre.
Com a situação piorando e o Paquistão prometendo "retaliação" aos ataques indianos, o governo evacuou milhares de pessoas das aldeias ao longo das áreas de fronteira, enquanto 18 pessoas foram mortas nos bombardeios paquistaneses.
No entanto, os dois países anunciaram um cessar-fogo no fim de semana, com o conflito terminando abruptamente depois de alguns dias de combate. O acordo parecia se manter até a manhã de ontem (12).
A Índia e o Paquistão travaram três guerras pela região da Caxemira, no Himalaia. A área foi dividida entre a Índia e o Paquistão na partição do subcontinente indiano em 1947, entre o Paquistão, de maioria muçulmana, e a Índia, de maioria hindu, encerrando cerca de 100 anos de domínio colonial britânico.
O estopim mais recente para o agravamento da tensão foi um ataque terrorista em 22 de abril contra turistas na área turística de Pahalgam, em que 26 turistas que não eram muçulmanos foram mortos.
Entre os 26 turistas mortos a tiros pelos terroristas muçulmanos estava Susil Nathaniel, católico que foi executado na frente de sua mulher e filhos, supostamente por se recusar a recitar a declaração de fé muçulmana.
O bispo de Indore, na região central da Índia, monsenhor Thomas Mathew, celebrou o funeral de Nathaniel em 24 de abril, descrevendo o funcionário de uma companhia de seguros, de 57 anos de idade, como um "duplo mártir" que deu sua vida "pela nação e pela fé católica", disse a UCA News, agência de notícias católica da Ásia.
Enquanto isso, o papa Leão XIV — em seu primeiro discurso rezando a oração Regina Caeli na praça de São Pedro no último domingo (11) — elogiou o cessar das hostilidades anunciado por ambos os países no último fim de semana.
“Alegro-me com a recente paz alcançada entre a Índia e o Paquistão”, disse o papa, dizendo também que esperava um acordo duradouro.
Anto Akkara é um jornalista de Bangalore, Índia. Ele é correspondente regular do National Catholic Register. Akkara escreve livros, reportagens internacionais e produziu documentários sobre as histórias dos mártires de Kandhamal. Ele recebeu o Prêmio St. Titus Brandsma de jornalismo.
Evangelho e palavra do dia 14 maio 2025 Leitura dos Atos dos Apóstolos 1,15-17.20-26 Naqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos irmãos e disse: “Irmãos,
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.