Os jovens são «um vulcão de vida, de energia, de sentimentos, de ideias», afirmou o Papa – Agência ECCLESIA

15/maio/2025

Este é um artigo do site ECCLESIA.

Leão XIV recebeu em audiência os Irmãos das Escolas Cristãs e nomeou o primeiro bispo do seu pontificado

Foto Vatican Media

Cidade do Vaticano, 15 mai 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV recebeu hoje em audiência os Irmãos das Escolas Cristãs por ocasião do terceiro centenário da aprovação da congregação religiosa e valorizou o trabalho que desenvolvem na educação dos jovens, que são um “vulcão de vida”.

“Os jovens do nosso tempo, como os de todas as épocas, são um vulcão de vida, de energia, de sentimentos, de ideias”, afirmou Leão XIV, esta manhã, no Vaticano.

O Papa valorizou as “coisas maravilhosas” que os jovens fazem em muitos domínios, lembrando que precisam de ajuda para que cresçam “em harmonia” e superem o que “pode impedir o seu saudável desenvolvimento”.

“Pensemos no isolamento provocado por modelos relacionais desenfreados, cada vez mais marcados pela superficialidade, pelo individualismo e pela instabilidade emocional; na divulgação de padrões de pensamento fragilizados pelo relativismo; na prevalência de ritmos e estilos de vida onde não há espaço para a escuta, a reflexão e o diálogo, na escola, na família, por vezes entre eles mesmos, com a consequente solidão”, alertou o Papa.

Ao receber os Irmãos das Escolas Cristãs, uma congregação religiosa formada por leigos que se consagram à educação dos jovens, fundada por São João Batista de La Salle, Leão XIV desafiou os educadores a “explorar novos caminhos” e a “adotar novas linguagens” para “continuar a tocar o coração dos alunos” a enfrentar “com coragem todos os obstáculos”.

O Papa valorizou a aposta que os Irmãos das Escolas Católicas fazem na formação dos professores e na “criação de comunidades educativas em que o esforço pedagógico é enriquecido pelo contributo de todos”.

Eleito no dia 8 de maio, o Papa Leão XIV vai presidir à Missa de início de pontificado no domingo, 18 de maio; nesta quinta-feira, recebeu em audiência, no Vaticano, o prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Integral, cardeal Michael Czerny, com outros elementos deste organismo, o arcebispo ucraniano Sua Beatitudine Sviatoslav Shevchuk, e o cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida, no Brasil.

Eta tarde o Papa recebe o responsável do Conselho Episcopal Latinoamericano, o cardeal brasileiro D. Jaime Spengler.

A Sala de Imprensa divulgou ainda o primeiro bispo nomeado no pontificado do Papa Leão XIV: o padre Miguel Ángel Contreras Llajaruna para bispo auxiliar da Diocese de Callao, no Peru.

PR


Link original O post não representa, necessariamente, a opinião do nosso blog.

Artigos Recentes

Rolar para cima