Peregrinos foram a Alba de Tormes, Espanha, de diferentes partes do mundo para venerar o corpo de santa Teresa de Jesus, exibido publicamente pela terceira vez desde sua morte em 1582.
O maior fluxo de peregrinos ocorre no meio da manhã, antes do início do santo Rosário e da missa, às 12h30. Os bancos da basílica da Anunciação, anexa ao convento das freiras carmelitas, que fica em frente à igreja de São João da Cruz e ao mosteiro das Carmelitas Descalças.
Ao fim das celebrações litúrgicas, os fiéis podem se aproximar para venerar a relíquia, que foi colocada numa urna de vidro na base do transepto do templo, de frente para o altar.
Alguns peregrinos foram especificamente ao local, mas outros que puderam rezar diante das relíquias encontraram uma oportunidade privilegiada por acaso.
O padre Joseph Kirkconnell é um padre da arquidiocese de Detroit, Michigan, EUA. Ele está em Alba de Tormes como peregrino a caminho de Santiago de Compostela, junto com seis seminaristas e outro padre do seminário maior do Sagrado Coração.
O padre falou à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, sobre seus sentimentos depois de rezar dentro da basílica: “Para mim, significou um grande desejo de crescer em maior intimidade e proximidade com Nosso Senhor, de me envolver em oração profunda. De um modo simples, simplesmente estando com Ele e pedindo a ela que reze por mim, por todos os nossos seminaristas e por todos os padres do mundo”.
A possibilidade de rezar diante do corpo de uma das mulheres mais importantes da Igreja também surpreendeu acidentalmente um grupo de alunos de uma escola católica francesa, entre os quais estão alunos muçulmanos.
Claire Vallée disse que é “um momento muito emocionante” e que é “muito impressionante ver essa mulher que detinha tanto poder na Igreja e ver seu corpo tão bem preservado quase 500 anos depois”.
Um casal, acompanhado pela irmã do marido, professora de uma escola teresiana em Valladolid, chegou a Alba de Tormes.
"Viemos primeiro porque sou católico, embora não muito praticante, creio plenamente em Jesus Cristo e queria muito vir conhecer santa Teresa de Jesus", disse o homem.
Maricruz foi venerar a santa com a família, o marido e o filho, que só tem alguns meses de idade: "Viemos de Salamanca e, além de sermos católicos e crentes, e para nós é um momento histórico, recomendo vivamente a todos. A visita à santa é espetacular".
Todo o movimento dos peregrinos é acompanhado por um grande número de voluntários que, em turnos de várias horas, colaboram com os carmelitas descalços nesses dias. Entre eles está Iker González, um jovem DJ:
"Sempre a levo comigo nos meus shows", disse González à ACI Prensa na porta da basílica, enquanto mostra uma imagem de santa Teresa em sua carteira.
"Rezei um Pai-Nosso, algo simples. Depois, observei a imagem e vi como ela tem se saído ao longo dos anos, como está bem preservada. É impressionante", diz também o DJ.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
As relíquias servem “para fortalecer a nossa vida cristã”
O prior da comunidade da Ordem dos Carmelitas Descalços de Alba de Tormes, Espanha, padre Miguel Ángel González, tem estado especialmente ocupado desde o último domingo, quando começou a exposição do corpo de santa Teresa de Jesus, doutora da Igreja.
O padre continuará assim até 25 de maio, quando o corpo da santa será transferido para o túmulo que pode ser visto no centro do retábulo da Basílica da Anunciação.
O padre González disse à ACI Prensa que a tradição de venerar os corpos dos santos remonta às primeiras comunidades cristãs: “Como diz o apóstolo são Paulo, nós, que somos batizados, somos templos do Espírito. Os corpos dos santos de uma maneira especial, porque o Espírito Santo santificou a vida dos santos de uma maneira extraordinária”.
“Por meio das relíquias dos santos, somos convidados a aprofundar-nos no mistério de Jesus Cristo, o Evangelho, e a fortalecer a nossa vida cristã”, diz também o prior. “Por meio da veneração do corpo e das relíquias de santa Teresa de Jesus, nós, como membros da Ordem dos Carmelitas Descalços, esperamos que peregrinos e visitantes, por meio da santa, possam se aproximar de Jesus Cristo, de sua Igreja e dos sacramentos, e possam sair enriquecidos por Deus”.
Para o carmelita descalço, "essa grande mulher, santa, doutora da Igreja, não deixa ninguém indiferente”.
Assine aqui a nossa newsletter diária
“Venhamos venerar o seu túmulo em Alba de Tormes e também aproximemo-nos pessoalmente dos seus escritos, dos seus livros, da sabedoria que deixou manifesta nas suas obras, da riqueza da sua espiritualidade. É preciso recuperar o desejo de reforma”, diz o prior carmelita de Alba de Tormes.
Respondendo sobre como a obra reformadora de santa Teresa de Ávila pode esclarecer o estado atual da Igreja, imersa num processo de reforma sinodal, o prior disse que "a Igreja está em constante reforma".
Sobre santa Teresa, o carmelita descalço diz também que “como seguidores dessa grande santa e doutora da Igreja, devemos também recuperar o desejo de reforma, o que significa que nossa vida deve estar sempre em conformidade com o Evangelho de Jesus Cristo e com o Magistério da Igreja, que se atualiza e se renova constantemente, segundo o Evangelho, ao longo do tempo”.
“Santa Teresa é uma santa muito contemporânea, por isso, também para nós hoje, ela é um exemplo de vida a seguir”, conclui o padre González.
Todas as celebrações ao longo desses dias podem ser acompanhadas ao vivo das 9h às 22h (das 4h às 17h no horário de Brasília), através do canal do YouTubedos carmelitas descalços de Alba de Tormes.
Nicolás de Cárdenas é um jornalista espanhol especializado em informação sociorreligiosa. Desde julho de 2022 é correspondente da ACI Prensa na Espanha.
Este é um artigo do site ECCLESIA. «Acontecimento histórico», como é apresentado pelo Vaticano, decorre a 17 maio, junto ao Circo Máximo, em Roma Foto:
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.