A missa de inauguração do pontificado do papa Leão XIV será celebrada no domingo (18) às 10h (5h no horário de Brasília), na praça de São Pedro, no Vaticano, marcando o início oficial de seu ministério como sucessor de são Pedro e bispo de Roma. Em 25 de maio, o papa tomará posse, como bispo de Roma, da basílica de São João de Latrão, a catedral de Roma.

A missa do dia 18 de maio será celebrada conforme estabelecido no Ordinário do Rito de Iniciação ao Ministério Petrino como bispo de Roma, livro litúrgico aprovado por Bento XVI em 2005 e reformado por ele mesmo em 2013.

"O início do ministério petrino é o que costumava ser a coroação do papa. Agora, os papas não são mais coroados com a tiara que era usada até Paulo VI, mas iniciam seu ministério como sucessores de Pedro", disse à ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI, o padre Juan José Silvestre, professor de liturgia na Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra, Espanha. O papa são Paulo VI, depois do Concílio Vaticano II (1962-1965), abandou a tiara papal.