Cardeal Spengler, presidente do CELAM, discute COP-30 e inteligência artificial em audiência com Leão XIV

Monasa Narjara

17/maio/2025

Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!

O arcebispo de Porto Alegre (RS), cardeal Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM) participou ontem (15) de uma audiência privada com o papa Leão XIV junto com bispo auxiliar de Cuzco, dom Lizardo Estrada Herrera, secretário-geral do CELAM na biblioteca do Palácio Apostólico, no Vaticano.

A audiência com o papa durou cerca de uma hora, segundo o Vatican News, O cardeal brasileiro e o bispo auxiliar de Cuzco falaram sobre a Assembleia Geral Ordinária do CELAM, que acontecerá nos dias 27 a 30 de maio, no Rio de Janeiro, que lembrará os 70 anos da primeira Conferência do Episcopado Latino-Americano e da criação do CELAM; o Documento Final do Sínodo da Sinodalidade; a preparação para a celebração da COP 30 que acontecerá no Brasil, em Belém do Pará; a celebração dos 1700 anos do Concílio de Niceia, realizado em 325, celebrado no dia 20 de maio, e que será recordado em julho em um encontro ecumênico na Guatemala.

Dom Jaime falou ao papa “um pouco daquilo que o CELAM vem desenvolvendo, seja em relação ao Sínodo” e sobre os desdobramentos “daquilo que o Sínodo propôs para todos”, assim como o Conselho está “desenvolvendo a fim de ir ao encontro das necessidades locais e variadas no continente”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Spengler ainda relatou ao papa tudo o que o CELAM, junto com a CNBB, as conferências episcopais da África, da Ásia, Cáritas Internacional e outras entidades não só eclesiais “vem fazendo em vista da preparação para a celebração da COP 30 em Belém” no mês de novembro.

“Também discutimos, o modo talvez de como ser presença durante o evento em Belém”, disse o arcebispo. “E é claro que depois deveremos ver os desdobramentos de como dar continuidade a todo este processo, seja no Brasil, seja no continente latino-americano”.

O cardeal Spengler e dom Estrada Herrera apresentaram ao papa um documento que o CELAM fez sobre a inteligência artificial:  “A Inteligência Artificial: um olhar pastoral a partir da América Latina e do Caribe”,  documento elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre Inteligência Artificial, coordenado pelo Centro de Gestão do Conhecimento do CELAM, que atende a uma das solicitações feitas pelos participantes da última Assembleia Geral do CELAM em 2023.

Artigos Recentes

Rolar para cima