A eleição do papa Leão XIV como o primeiro papa americano em 8 de maio encheu estudantes católicos nos EUA de entusiasmo e esperança.
“Todo mundo surtou”, disse um estudante.
Os alunos falaram na última sexta-feira (16) sobre suas lembranças do dia da eleição do papa com Roselle Reyes, correspondente de notícias do programa televisivo EWTN News In Depth.
Bahkita Karenge, aluna de uma escola católica na diocese de Arlington, no Estado de Virgínia, lembrou-se da emoção de receber a notícia num dia letivo. Os alunos estavam "gritando", "pulando e rindo" e se abraçando, disse ela.
“Foi tão lindo porque naquele momento não importava qual esporte você praticava, qual grupo de amigos você fazia parte ou qual tendência você estava seguindo”, disse Karenge.
“Todos só eram jovens católicos, e todos estavam animados por termos um novo líder”.
Karenge falou sobre como “todos se uniram” cantando o hino nacional juntos depois que souberam da notícia.
“A América representa a união de muitas pessoas diferentes, então acho que [o papa Leão XIV] realmente tentará fazer com que a voz de todos no mundo seja ouvida, e acho que isso é bom para um novo papa”, disse também ela.
Esperanças de "reavivamento"
Os alunos falaram sobre suas esperanças sobre o que o papa Leão XIV trará ao mundo.
Benjamin Lee, estudante da escola Arlington Catholic, disse que Leão XIV é conhecido “em muitos lugares do mundo” e disse que espera que isso “atraia” mais pessoas ao catolicismo.
O papa cresceu em Chicago, passou cerca de doze anos como missionário no Peru e tem dupla cidadania.
“Espero que mais pessoas se tornem católicas por meio disso, sabendo que ele é o primeiro papa americano”, disse Lee.
"Ele também é peruano. Eu também sou peruana, então isso me deixa muito feliz.", disse Alison de River, estudante católica.
O estudante Andreas Millradt disse que espera que o papa Leão XIV traga um “renascimento”.
“Espero que o papa Leão XIV traga um novo avivamento aos EUA para ajudar todos a virem a Jesus, aprenderem quem Ele é e o que Ele pode fazer por nós”, disse Millradt.
Patrick Aogauer, estudante de uma escola católica, disse ter esperança de que um papa americano mostre a universalidade da Igreja.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Eu realmente espero que seu novo papado expanda a Igreja Católica e mostre aos americanos que, sim, ela é universal”, disse ele.
Assine aqui a nossa newsletter diária
'Um frenesi'
Os estudantes falaram sobre como foi especial vivenciar um momento tão histórico com seus colegas.
Millradt disse que “todos ficaram em pânico” quando souberam que o novo papa era o cardeal Robert Prevost, dos EUA.
"Todos ficaram em frenesi. Foi incrível”, disse Millradt.
“Sinto-me muito orgulhoso de termos nosso primeiro papa americano e de sentir que estamos todos unidos”, disse também Millradt.
Enquanto assistiam ao conclave, Millradt disse que seus colegas de classe disseram que nunca tiveram um papa americano.
“Sinto que foi uma bênção poder ver esse momento tão histórico e dividi-lo com todos os meus colegas de escola”, disse também o estudante.
Jennifer Meszaros, uma fiel local que frequenta a paróquia Nossa Senhora de Blue Ridge, refletiu sobre como o Papa Leão dá aos jovens católicos uma conexão mais profunda com a Santa Sé.
“Acho que isso aproxima a Santa Sé desses garotos, dá a eles algo tangível e com o qual eles podem se identificar”, disse Meszaros.
"Chicago, eles sabem disso.Ele joga tênis, eles jogam tênis", disse também ela.
Meszaros disse que espera que o novo papa traga “o movimento jovem de volta à Igreja, do qual precisamos desesperadamente para o futuro da nossa Igreja”.
O bispo de Arlington, monsenhor Michael Burbidge, falou sobre o “entusiasmo” dos jovens reagindo ao novo anúncio.
“Há uma verdadeira emoção porque isso representa que o Senhor falou conosco”, disse Burbidge.
Ele "nos deu um novo pastor", disse também o bispo. "Acho que os jovens estão respondendo bem a isso".
Kate Quiñones é redatora da Catholic News Agency e membro do site de notícias The College Fix. Ela já escreveu para o Wall Street Journal, para o Denver Catholic Register e para o CatholicVote, e se formou pelo Hillsdale College. Ela mora com o marido no Colorado, nos EUA.
Este é um artigo do site ECCLESIA. Portugueses rumaram até Roma para participar na celebração jubilar das Irmandades, tendo assistido à Missa de início do
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.