O papa Leão XIV teve hoje (19) uma audiência privada com o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, e Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, na biblioteca papal, no Vaticano. Vance e Rubio são católicos.
Os detalhes da reunião não foram divulgados, mas os políticos americanos conversaram depois com um importante diplomata da Santa Sé sobre questões americanas e internacionais.
A audiência papal, que durou 45 minutos, começou com um encontro individual entre Vance e o papa, seguido por Rubio. Usha Vance, segunda-dama dos EUA; Jeanette Dousdebes Rubio, a mulher de Rubio; e a delegação americana, participaram da parte final do encontro, com a costumeira troca de presentes.
Numa foto do encontro divulgada pela Santa Sé, Vance parece ter dado ao papa uma camisa do time de futebol americano Chicago Bears com as palavras “Papa Leão XIV” impressas nas costas.
Outras fotos mostram Vance e Rubio sorrindo, sentados em lugares de honra na mesa papal em frente a Leão XIV, uma posição geralmente reservada a chefes de Estado.
Um porta-voz da Santa Sé não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a disposição dos assentos na audiência privada.
Depois da audiência papal, Vance e Rubio se encontraram com o Secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé, arcebispo Paul Richard Gallagher, homólogo de Rubio na Santa Sé. Eles conversaram sobre a colaboração entre Igreja e Estado e questões relevantes para a vida eclesial e a liberdade religiosa, segundo a Santa Sé.
O breve comunicado sobre a audiência no Vaticano também pareceu falar sobre discordâncias — “uma troca de pontos de vista” — entre a Santa Sé e o governo dos EUA sobre “algumas questões internacionais atuais”.
No encontro, houve um apelo ao “respeito ao direito humanitário e ao direito internacional em áreas de conflito e a uma solução negociada entre as partes envolvidas”, disse a Santa Sé.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Nos dez dias desde sua eleição em 8 de maio, Leão XIV pareceu adotar uma linha mais pró-Ucrânia no conflito entre Rússia e Ucrânia do que seu antecessor imediato, primeiro falando com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, por telefone nas primeiras horas de seu papado, depois se encontrando com o líder para uma audiência privada no mesmo dia de sua missa inaugural.
Leão XIV também pediu negociações para uma “paz justa e duradoura” na Ucrânia em suas duas primeiras mensagens da oração do Regina Caeli, em 11 e 18 de maio, e uma de suas primeiras audiências foi com o chefe da Igreja Católica Greco-Ucraniana, o arcebispo Sviatoslav Shevchuk.
Como bispo no Peru em 2022, o então bispo Prevost também fez referência explícita à invasão da Ucrânia pela Rússia, dizendo que a invasão é"imperialista por natureza", enquanto Francisco evitou tal linguagem em seus apelos pela paz e até pediu que a Ucrânia hasteasse a bandeira branca.
Sobre o conflito na Faixa de Gaza, Leão XIV, assim como Francisco, pediu cessar-fogo na região e o retorno dos reféns israelenses sequestrados pelo grupo terrorista islâmico Hamas nos ataques de 7 de outubro de 2023 contra Israel, que deram início à guerra entre as Forças de Defesa de Israel contra o Hamas.
Vance, Rubio e Zelensky também se encontraram em Roma, depois de ambos comparecerem ontem (18) à missa inaugural do papa Leão XIV.
Segundo uma publicação do gabinete de Vance na rede social X, os líderes falaram sobre “atualizações sobre as negociações em andamento para um cessar-fogo e uma paz duradoura”.
Zelensky disse que foi um "bom encontro" em sua própria publicação na rede social X e disse que "reafirmou que a Ucrânia está pronta para se envolver em uma diplomacia real".
O presidente da Ucrânia também disse que falou sobre a necessidade de pressão e sanções contra a Rússia, e sobre “cooperação em defesa”.
Hannah Brockhaus é jornalista correspondente da CNA em Roma (Itália). Ela cresceu em Omaha, no estado americano de Nebraska e é formada em Inglês pela Truman State University no Missouri (EUA).
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.