Papa Leão XIV toma posse da cátedra romana no domingo em São João de Latrão

Victoria Cardiel

20/maio/2025

Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!

No próximo domingo (25), VI Domingo de Páscoa, o papa Leão XIV celebra missa na basílica de São João de Latrão, em Roma, às 17h (12h no horário de Brasília), tomando posse da cátedra de bispo de Roma.

Como disse à ACI Prensa, agência em espanhol do Grupo ACI, o padre Juan José Silvestre, professor de liturgia na Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra, Espanha, essa celebração solene "caracteriza o Santo Padre, ou melhor, nos lembra que ele é o bispo de Roma".

"Ao assumir a cátedra de Latrão, o papa assume formalmente seu ministério episcopal como guia espiritual do povo romano, em continuidade com a antiga tradição apostólica", diz o padre Silvestre.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

"Assim como um bispo, quando nomeado, tem um prazo de dois meses para tomar posse de sua catedral, de sua cátedra, o papa, como bispo, também será recebido pelo capítulo da catedral e, quando estiver sentado em sua cátedra de São João de Latrão, de Roma, receberá a manifestação de obediência e respeito de um representante da diocese de Roma".

Esse rito enfatiza a dimensão local do ministério petrino, enraizado numa comunidade específica, a Igreja de Roma, a partir da qual se exerce o serviço universal da comunhão. São João de Latrão, conhecida como a “mãe e cabeça de todas as igrejas da cidade e do mundo”, é a sede episcopal do papa, pois foi a primeira basílica cristã construída depois da Paz de Constantino no século IV d.C.

A cerimônia do próximo domingo será aberta aos fiéis de Roma, representantes de várias paróquias, movimentos e institutos religiosos, e também a autoridades civis.

Artigos Recentes

Rolar para cima