Leão XIV nomeia cardeal Reina chanceler do Instituto de Matrimônio e Família João Paulo II

Hannah Brockhaus

22/maio/2025

Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!

O papa Leão XIV nomeou ontem (19) o cardeal Baldassare Reina grão-chanceler do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para o Matrimônio e a Família, substituindo o arcebispo Vincenzo Paglia, que completou 80 anos em 20 de abril.

O cardeal Reina, de 54 anos, é vigário-geral de Roma desde o ano passado. Como parte dessa função, ele também é grão-chanceler da Pontifícia Universidade Lateranense, sede do Instituto João Paulo II.

A nomeação de Reina como grão-chanceler pelo papa Leão XIV é um retorno à prática anterior de vincular a liderança do instituto ao vigário-geral de Roma. A prática não foi seguida pelo papa Francisco, que nomeou Paglia para o cargo em 2016.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

No ano seguinte, em 2017, Francisco refundou o instituto criado pelo papa são João Paulo II em 1982. Sob o nome de Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família o foco foi alterado da teologia moral para as ciências sociais. Quando novos estatutos foram promulgados em 2019, o instituto foi criticado por não renovar alguns dos contratos de docentes antigos e por outras decisões de contratação.

Paglia, presidente da Pontifícia Academia para a Vida da Santa Sé, disse ontem (19) à CNA, agência em inglês da EWTN, que estava previsto que seria substituído como chanceler do Instituto João Paulo II depois de completar 80 anos de idade, conforme as diretrizes da Santa Sé. Ele disse não saber quando poderá ser substituído como chefe da Pontifícia Academia para a Vida, mas, dada a sua idade, é possível que isso ocorra em breve.

Ele se recusou a falar sobre as controvérsias do instituto sob sua liderança.

Artigos Recentes

Rolar para cima