A Missão Belém está construindo um prédio de 17 andares em São Paulo (SP) que servirá como casa de acolhida para 200 moradores de rua com doenças crônicas. O Nova Guadalupe, no bairro do Belenzinho, em São Paulo está sendo erguido por operários que são, na grande maioria, ex-moradores de rua resgatados pela Missão Belém.
“Cerca de 95% dos trabalhadores são irmãos que a missão resgatou”, disse à ACI Digital Antonio Walter, engenheiro responsável pela obra. “Normalmente procuraríamos profissionais no mercado, mas, como um milagre, encontramos essas pessoas que sabem trabalhar nas diferentes áreas de uma construção, mas também têm amor à Missão Belém”.
Ele acredita que, no máximo, em dois anos e meio, o prédio estará pronto.
Antonio Walter, engenheiro responsável pela obra. Crédito: Roberto Zanin / ACI Digital.
“Um passinho por vez, uma doação por vez, um degrau por vez, chegaremos até em cima”, disse o padre Gianpietro Carraro. “E agradecemos a Deus porque, com a bondade de tantas pessoas, estamos conseguindo caminhar”.
O padre fundou a Missão Belém há 20 anos, com a Irmã Cacilda da Silva Leste, na Arquidiocese de São Paulo. A iniciativa já prestou mais de 150 mil atendimentos ao longo desse tempo. A abordagem é pautada numa vivência do Evangelho e na oração como formas de libertar as pessoas dos vícios e transtornos psíquicos.
O ajudante de carpinteiro Gilson Ferreira foi resgatado das ruas e das drogas e agora quer retribuir o bem que recebeu da missão trabalhando na construção.
Como os demais operários, ele trabalha na obra com registro em carteira. E se emociona por estar construindo algo que vai beneficiar pessoas que estão na mesma situação que ele viveu. “Aqui vai ter tudo”, disse. “Atendimento médico, igreja e acolhimento. Quem sabe até eu mesmo na velhice não serei beneficiado”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Se não fosse a Missão Belém não sei o que seria de mim”, disse o armador Raimundo Nonato dos Santos, que se afastou da família e viveu nas ruas por causa do alcoolismo. A abordagem espiritual fez toda a diferença para ele. “Quando me resgataram, não sabia nem rezar o Pai- Nosso. O encontro com Deus foi a força que me faltava para eu me libertar”. A alegria de trabalhar surge ao pensar que o Nova Guadalupe vai atender pessoas que, como ele, vão precisar de atendimento médico. “O alcoolismo havia me deixado com uma anemia muito forte. Poderia ter morrido se não fosse o apoio que recebi”.
Espiritualidade
O engenheiro Antonio Walter diz que a primeira parte da obra a ficar pronta será a igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, que deverá ter missas já entre maio e junho deste ano. Ele explica que o clima no canteiro de obras é de família em oração, que sabe que um empreendimento desse tipo só é possível ser realizado com a ajuda divina. “Começamos e vamos terminar confiando na providência. Não tínhamos dinheiro para a compra do terreno, mas conseguimos comprar e pagar em parcelas”.
Além da igreja, haverá um andar que será um espaço aberto, mais dois andares para formação de cuidadores, um pavimento para serviços internos, outro para cozinha e rouparia, além de um andar para fisioterapia e outro para administração. Os demais pisos servirão para acolher idosos e idosas enfermos.
Tudo isso coordenado pelo gerente de obras da Missão Belém, Leônidas Alves Júnior. “Cito isso como exemplo para meu filho”, diz. “O pai dele, que antes vivia no álcool, nas drogas e nas ruas, agora faz parte da construção de um prédio desse tamanho, que vai cuidar de tantos idosos enfermos”.
Leônidas Alves Júnior, coordenador de obras Missão Belém. Crédito: Roberto Zanin / ACI Digital.
Sou jornalista desde 1998, com pós- graduação em Gestão de Empresas de Comunicação. Atuei em vários meios de comunicação católicos, como Paulinas TV e Rede Vida, e seculares.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.