O papa Leão XIV autorizou o Dicastério para as Causas dos Santos da Santa Sé a promulgar decretos reconhecendo três veneráveis, entre eles dois missionários e um bispo indiano.
Em sua primeira audiência desde o início de seu pontificado com o prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos da Santa Sé, cardeal Marcello Semeraro, o papa aprovou a "oferta de vida" do servo de Deus Alejandro Labaca Ugarte, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.
Alejandro Labaca, bispo martirizado na selva equatoriana
Nascido em 19 de abril de 1920 em Beizama, Espanha, depois de ser expulso da China comunista, esse missionário capuchinho chegou ao Equador, onde foi bispo titular de Pomaria e vigário apostólico de Aguarico.
O bispo Labaca dedicou-se à evangelização na floresta amazônica do Equador, até entregar sua vida em 21 de julho de 1987, na região de Tigüino, no Equador, quando foi atingido por lanças dos Tagaeri, uma tribo ameaçada pela exploração de petróleo na área, à qual o bispo se opunha.
Inés Arango, missionária dedicada ao povo Huaorani
Junto com Labaca, também foi morta a irmã Inés Arango Velásquez, missionária das Terciárias Capuchinhas da Sagrada Família, também declarada venerável hoje (22) por Leão XIV.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Esta freira, nascida em Medellín, Colômbia, em 6 de abril de 1937, estava em Aguarico há dez anos, dedicada ao apostolado com o povo indígena Huaorani.
Em 11 de julho de 2017, a Santa Sé publicou o motu proprioMaiorem hac dilectionem, escrito pelo papa Francisco, no qual o papa argentino estabeleceu que “oferecer a própria vida”, sabendo que a morte certa virá, é uma nova maneira de proceder à beatificação de um fiel.
A oferta da vida é um dos caminhos para a beatificação, além das virtudes heroicas e do martírio.
Matteo Makil, pioneiro da Igreja na Índia
Leão XIV também aprovou as virtudes heróicas do servo de Deus Mateus Makil, fundador da Congregação das Irmãs da Visitação da Bem-Aventurada Virgem Maria.
Ele nasceu em 27 de março de 1851 em Manjoor, Índia, e morreu em 26 de janeiro de 1914 em Kottayam, Índia. Ele também foi bispo titular de Tralle e primeiro vigário apostólico de Kottayam, Índia.
Depois de serem declarados veneráveis, um milagre feito por sua intercessão deve ser aprovado para que sejam beatificados, o primeiro passo para uma possível canonização.
Almudena Martínez-Bordiú é uma jornalista espanhola correspondente da ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, em Roma e no Vaticano, com quatro anos de experiência em informação religiosa.
O encontro reuniu um rabino, um sheik e um sacerdote católico e teve por tema “Diálogo inter-religioso no mundo contemporâneo: desafios e perspectivas” Na tarde
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.