Paz na Ucrânia marcou encontro de Leão XIV com os bispos da União Europeia – Agência ECCLESIA
23/maio/2025
Este é um artigo do site ECCLESIA.
Papa reuniu-se com os membros da presidência da COMECE, procurando ouvir as suas preocupações, que alertaram para a necessidade de unidade na Europa
Foto: Vatican Media
Cidade do Vaticano, 23 mai 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV teve hoje o primeiro encontro com os membros da presidência das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE), no Vaticano, no qual se destacou o tema da paz na Ucrânia.
Para o presidente da COMECE, D. Mariano Crociata, presente no encontro com o Papa, “o grande problema da União Europeia é o da unidade, que significa a concórdia e o acordo das nações e dos governos, e que significa também a vontade e a capacidade de encontrar uma direção para as questões fundamentais, antes de mais a da paz”.
Foto: Vatican Media
“Estou convencido, e isso também ficou patente na reunião de hoje, de que quanto mais desunidos estivermos, mais incapazes seremos de nos fazer ouvir, de dizer uma palavra que tenha impacto, que tenha autoridade e que dê frutos”, indicou ao portal Vatican News.
Uma “política da unidade” tem sido, de acordo com D. Mariano Crociata, a “intenção da União Europeia em matéria de paz, de unidade e de defesa face à Ucrânia”, atenta à “defesa dos fracos, dos atacados” e empenhada em “procurar todas as condições no diálogo e na diplomacia da paz”.
Sobre as migrações, o presidente da COMECE revela que “tem havido um percurso, um crescimento da atenção no empenhamento da Europa nesta matéria, sempre condicionado”.
O paradoxo é que a Europa, a começar pela questão demográfica que foi evocada no nosso encontro com o Papa esta manhã, mostra cada vez mais que precisa de novos cidadãos, mas, em vez disso, quase rejeita, precisa mas rejeita”.
Foto: Vatican Media
Segundo D. Mariano Crociata, é “preciso encontrar um equilíbrio e, sobretudo, uma atitude construtiva, respeitosa, que permita a essas pessoas, de alguma forma, serem tratadas como seres humanos, quer sejam acolhidas, quer sejam ajudadas a encontrar outros alojamentos, mas tratadas como seres humanos”.
“E esta é a grande questão sobre a qual temos uma responsabilidade específica enquanto Igreja e enquanto organismos como a COMECE, que acompanha a União Europeia e que se faz ouvir de muitas maneiras sobre este mesmo assunto”, referiu.
Este foi o primeiro encontro do Papa Leão XIV com os membros da presidência da Comissão dos Bispos da União Europeia, que estava agendado antes da morte do Papa Francisco.
Foi um privilégio, porque estamos apenas no início do pontificado e o Papa quis manter um compromisso de calendário que tínhamos assumido com o Papa Francisco. Por isso, a circunstância foi verdadeiramente extraordinária e foi acolhida por nós com grande alegria”.
D. Mariano Crociata descreve que o encontro “decorreu num clima de cordialidade, serenidade e também de espontaneidade” e o Papa foi uma “presença atenta e interessada que transmitia serenidade, confiança e encorajamento”.
“Desde o início, disse-nos que não tinha muito para nos dizer, mas que queria ouvir, isto é, entrar em diálogo”, relatou.
De acordo com o presidente da COMECE, a delegação, que tem como vice-presidente D. Nuno Brás, bispo do Funchal, expôs a forma a conferência funciona, tendo cada um dos membros se apresentado e falado de um tema que trata na relação com a União Europeia.
Este é um artigo do site ECCLESIA. Departamento Nacional da Pastoral Juvenil promove reunião com representantes de estruturas eclesiais de todo o país para trabalhar
Cardeal Steiner pede uma “mudança na economia que se tornou reguladora, dominadora da vida”. II Encontro Sinodal de Reitores de Universidades para o Cuidado da
Ser cristão implica contrapor-se ao mundo. Assim como Cristo foi perseguido, assim também nós o seremos. Mas qual a razão deste conflito? Por que motivo
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.