“A sua pobreza dá testemunho alegre e credível de Deus como a verdadeira riqueza do coração humano, opõem-se à idolatria do dinheiro e se torna uma voz profética no meio da sociedade”, disse são João Paulo II sobre santa Mariana de Jesus Paredes, invocada como o "Lírio de Quito" e cuja festa é celebrada hoje (26).
Mariana de Jesus de Paredes y Flores nasceu em Quito, Equador, em 1618. Desde cedo demonstrou inclinação para o pudor e a modéstia. Ela ficou órfã aos quatro anos e foi cuidada por sua irmã que já era casada.
Ela tinha talento para a música e para costurar, esculpir, tecer e bordar. Costumava se retirar para rezar em um canto da casa e fazer penitência.
Depois da Primeira Comunhão, fez o voto de castidade perpétua, ao qual mais tarde acrescentou os de pobreza e obediência. Posteriormente, com a orientação de seus diretores espirituais, entendeu que Deus não a queria em um mosteiro.
Ela montou um espaço fechado em sua casa onde rezava com um horário semanal de penitência e jejum, saindo apenas para ir à igreja pela manhã. Assim, manteve uma vida de austeridade desde a adolescência.
O seu apostolado era a oração pelo próximo. Seus conselhos aos que a procuravam alcançaram a paz entre os que brigavam e a conversão de muitos pecadores. Depois, por sugestão de seus confessores, tornou-se Terciária de São Francisco de Assis. Ela se considerava discípula espiritual de santa Teresa d’Ávila e, ao mesmo tempo, sentia-se filha da Companhia de Jesus.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Um dia disse a um presbítero vaidoso, após um brilhante sermão: "Olha, padre, Deus o enviou para recolher almas para o céu, e não para recolher aplausos desta terra". Assim, o clérigo deixou de buscar estima na pregação.
Certa vez, quando estava doente, tiraram seu sangue e o colocaram num vaso, no qual floresceu um lindo lírio.
Naquela época ocorreram terremotos terríveis e a santa ofereceu sua vida a Deus para detê-los. Ao sair do templo, começou a passar mal e essas catástrofes que tenham ceifado muitas vidas e destruído casas não se repetiram mais.
Uma terrível epidemia também estava causando a morte de centenas de pessoas. Santa Mariana ofereceu sua vida e suas dores para que isso acabasse, e daquele dia em diante ninguém mais morreu desse mal. É por isso que, em 1946, o Congresso equatoriano lhe concedeu o título de "Heroína da Pátria".
Santa Mariana de Jesus morreu em 26 de maio de 1645 e muitos fiéis foram ao seu funeral. Ela foi canonizada pelo papa Pio XII em 1950.
A Agência Católica de Informação - ACI Digital, faz parte das agências de notícias do Grupo ACI, um dos maiores geradores de conteúdo noticioso católico em cinco idiomas e que, desde junho de 2014, pertence à família EWTN Global Catholic Network, a maior rede de televisão católica do mundo, fundada em 1981 por Madre Angélica em Irondale, Alabama (EUA), e que atinge mais de 85 milhões de lares em 110 países e 16 territórios.
Este importante departamento da Cúria Romana trabalha em estreita colaboração com o Papa no desempenho das suas responsabilidades mais elevadas. Na prática, funciona como o
No Vaticano, o Papa encontrou-se recentemente com centenas de participantes de programas de verão, entre os quais se destacava um grupo de crianças vindas da
Em 21 de junho, Danny Morrison deu um passo significativo ao ser ordenado sacerdote, um momento de grande celebração para seus familiares. No entanto, sua
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.