A reunião ordinária dos bispos e cardeais para começar a etapa de análise e discussão sobre a vida, virtudes heroicas e fama de santidade do servo de Deus Diácono João Luiz Pozzobon está prevista para 17 de junho. Ao final dessa fase, caso o parecer seja favorável, o processo poderá ser levado ao papa Leão XIV.
“Trata-se do início de uma nova fase, muito importante para a causa, seguindo os critérios e tempos da Igreja, que conduz o processo com prudência e discernimento”, diz o vice-postulador da causa de beatificação, padre Vitor Hugo Possetti (ISch).
Em março passado, a comissão teológica do dicastério das Causas dos Santos da Santa Sé deu parecer positivo aos documentos sobre a vida, as virtudes heroicas e a fama de santidade do diácono brasileiro.
“Recebemos com grande alegria e esperança o parecer positivo da Comissão Teológica da Santa Sé sobre a trajetória e o impacto de João Luiz Pozzobon”, diz o arcebispo de Santa Maria, dom Leomar Brustolin. “Agora, aguardamos com fé a deliberação dos cardeais e bispos do Dicastério para a Causa dos Santos, que definirá os próximos passos do processo”.
O diácono João Luiz Pozzobon nasceu em 12 de dezembro de 1904, em Ribeirão (RS). Participava de um grupo de homens, no início do Movimento Apostólico de Schoenstatt, em Santa Maria (RS).
Em 10 de setembro de 1950, recebeu no santuário em Santa Maria a imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, para com ela visitar as famílias. Tratava-se de uma iniciativa da família de Schoenstatt em preparação para a proclamação do dogma da Assunção de Nossa Senhora, em 1º de novembro daquele ano. Mas, mesmo depois que acabou esse projeto, Pozzobon pediu para continuar peregrinando com a imagem.
João Pozzobon exerceu o seu apostolado de levar a Mãe Peregrina às famílias todos os dias, por 35 anos, até a sua morte em 27 de junho de 1985. Ele percorreu com a imagem 140 mil km. Atualmente, a Campanha da Mãe Peregrina está presente em vários países.
Pozzobon também visitou escolas, hospitais, presídios. Era atento às necessidades materiais e, sobretudo, espirituais das pessoas.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Foi ordenado diácono permanente em 30 de dezembro de 1972 e pode vir a se tornar o primeiro beato diácono permanente, depois que esse tipo de diaconato foi restabelecido pelo Concílio Vaticano II.
Próximos passos
A fase diocesana do processo de beatificação do diácono João Luiz Pozzobon foi aberta em 1994 e a fase romana, em 2009. Em 4 de março, a causa recebeu o parecer positivo da comissão teológica do dicastério das Causas dos Santos.
Se receber novo parecer favorável dos bispos e cardeais, a causa será apresentada ao papa Leão XIV, que pode autorizar a publicação do decreto reconhecendo as virtudes heroicas de Pozzobon, que se torna venerável.
Paralelamente, já está no dicastério para a Causa dos Santos o processo de um possível milagre ocorrido pela intercessão de Pozzobon. O processo foi aberto em fevereiro e está em etapa prévia à análise dos peritos.
“Essa reunião não é a etapa final da causa”, explica o vice-postulador. “Pode levar um tempo até que se realizem todos os estudos, sem previsão de um prazo para essa fase”.
“Por isso mesmo, com muita alegria e serenidade, convidamos a todos que nos unamos em oração para que o Espirito Santo conduza e ilumine o trabalho dos membros do Dicastério nessa nova etapa”, conclui o padre Vitor Hugo Possetti.
Escrevo para a ACI Digital há oito anos e desde 2023 sou correspondente do Brasil para o telejornal EWTN Noticias. Sou certificada em espanhol pelo Instituto Cervantes. Tenho experiência em redação de conteúdo religioso para mídias católicas em português e espanhol e em tradução de sites religiosos. Sou casada, tenho três filhos e sou catequista há mais de 15 anos. Escrevo de Petrópolis (RJ).
Evangelho e palavra do dia 10 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 44,18-21.23b-29.45,1-5 Naqueles dias, Judá aproximou-se de José e, cheio de ânimo,
Evangelho e palavra do dia 09 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 41,55-57.42,5-7a.17-24a Naqueles dias, todo o Egito começou a sentir fome, e
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.