Realizando o Desagravo ao Coração de Jesus

Miniatura da categoria notícias
Compartilhe:

06/jun/2025

A cada primeira sexta-feira do mês, e especialmente durante todo o mês de junho, somos convidados a voltar nosso olhar para a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Em tempos de tantas provações e desafios, onde a fé muitas vezes é atacada e os pecados parecem multiplicar-se, surge a pergunta: o que podemos fazer diante de tantas ofensas dirigidas a Deus e à Sua Igreja?

A resposta reside na força da oração e do ato de reparação. Além de adorarmos a Deus por Sua infinita bondade e majestade, somos chamados a ir além. Reconhecendo nossas próprias falhas e as transgressões que acontecem no mundo, é necessário buscar a expiação.

Assim como nos consagramos a Deus, dedicando-Lhe nossa vida com santidade e firmeza, devemos também buscar a reparação. É por meio da expiação que os pecados podem ser purificados, permitindo que nossa oferta seja aceita pela justiça divina, em vez de ser rejeitada por nossa indignidade.

Para desagravar o Sagrado Coração de Jesus dos inúmeros pecados que O afligem, tanto os nossos quanto os cometidos no mundo, a oração se torna nosso refúgio e nosso meio de ação. Apresentamos abaixo um Ato de Reparação:

Ato de Reparação ao Sagrado Coração de Jesus:

Dulcíssimo Jesus, cuja infinita caridade para com os homens é por eles tão ingratamente correspondida com esquecimentos, friezas e desprezos, eis-nos aqui prostrados na Vossa presença, para Vos desagravarmos, com especiais homenagens, da insensibilidade tão insensata e das nefandas injúrias com que é de toda parte alvejado o Vosso amorosíssimo coração.

Reconhecendo, porém, com a mais profunda dor, que também nós mais de uma vez cometemos as mesmas indignidades, para nós, em primeiro lugar, imploramos a Vossa misericórdia, prontos a expiar não só as próprias culpas, senão também as daqueles que, errando longe do caminho da salvação, ou se obstinam na sua infidelidade, não Vos querendo como pastor e guia, ou, conculcando as promessas do batismo, sacudiram o suavíssimo jugo da Vossa santa lei.

De todos estes tão deploráveis crimes, Senhor, queremos nós hoje desagravar-Vos, mais particularmente da licença dos costumes e imodéstia do vestido, de tantos laços de corrupção armados à inocência, da violação dos dias santificados, das execrandas blasfêmias contra Vós e Vossos Santos, dos insultos ao Vosso Vigário e a todo o Vosso clero, do desprezo e das horrendas e sacrílegas profanações do Sacramento do divino amor e, enfim, dos atentados e rebeldias das nações contra os direitos e o Magistério da Vossa Igreja.

Oh! Se pudéssemos lavar com o próprio sangue tantas iniquidades!

Entretanto, para reparar a honra divina ultrajada, Vos oferecemos, juntamente com os merecimentos da Virgem Mãe, de todos os santos e almas piedosas, aquela infinita satisfação, que Vós oferecestes ao eterno Pai sobre a cruz, e que não cessais de renovar todos os dias sobre nossos altares.

Ajudai-nos Senhor, com o auxílio da Vossa graça, para que possamos, como é nosso firme propósito, com a vivência da fé, com a pureza dos costumes, com a fiel observância da lei e caridade evangélicas, reparar todos os pecados cometidos por nós e por nosso próximo, impedir, por todos os meios, novas injúrias de Vossa divina Majestade e atrair ao Vosso serviço o maior número de almas possíveis.

Recebei, ó benigníssimo Jesus, pelas mãos de Maria santíssima reparadora, a espontânea homenagem deste nosso desagravo, e concedei-nos a grande graça de perseverarmos constantes, até à morte, no fiel cumprimento de nossos deveres e no Vosso santo serviço, para que possamos chegar todos à pátria bem-aventurada, onde Vós com o Pai e o Espírito Santo viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

Sagrado Coração de Jesus, tende piedade de nós e do mundo inteiro!

Artigos Recentes

Rolar para cima