Igreja em Portugal: Conferência Episcopal sublinha renovação e participação alargada no Sínodo

Miniatura da categoria notícias
Compartilhe:

18/jun/2025

As Jornadas Pastorais da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que decorreram em Fátima ao longo de três dias, concluíram-se hoje, com os participantes a refletirem sobre o andamento do processo sinodal na Igreja Católica nacional.

O encontro, que juntou bispos, religiosos e delegados das dioceses e diversos setores pastorais, evidenciou o reconhecimento por parte da CEP da necessidade de uma profunda renovação e de uma maior participação de todos os membros da comunidade eclesial neste caminho.

O presidente da CEP destacou que o processo sinodal, iniciado há alguns anos, tem acentuado um forte anseio por transformação na Igreja, encarando os debates recentes como um sinal de esperança para o futuro. Frisou ainda a importância de converter as discussões em ações concretas e programas pastorais.

Por sua vez, o vice-presidente da CEP ressaltou que a Igreja vive um tempo de novas dinâmicas em Portugal e globalmente, impulsionadas pela sinodalidade. Alertou contra a desvalorização ou a excessiva idealização deste processo, enfatizando que um autêntico "novo modo de ser Igreja" exige passos decididos e visíveis, para além das meras intenções.

A síntese aprovada pelos participantes sublinha que a sinodalidade em Portugal está em evolução, sendo um processo dinâmico e em construção. O documento final das Jornadas Pastorais reconhece o desejo genuíno de aprofundar e expandir o horizonte deste caminho de conjunto.

Apontou-se também a relevância da presença da Igreja no espaço público e digital, especialmente junto das gerações mais novas, defendendo uma comunicação clara e inclusiva.

As dificuldades na implementação da sinodalidade, como barreiras culturais, falta de recursos ou cansaço institucional, foram igualmente abordadas. Propôs-se reforçar a formação para clérigos e leigos, bem como promover maior transparência e colaboração entre as diferentes realidades da Igreja em Portugal, através de redes e partilha de experiências.

Artigos Recentes

Rolar para cima