Evangelho e palavra do dia 19 setembro 2025
Evangelho e palavra do dia 19 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 6,2c-12 Caríssimo, ensina e recomenda estas coisas.
6,2c-12
Caríssimo,
ensina e recomenda estas coisas.
Quem ensina doutrinas estranhas
e discorda das palavras salutares
de Nosso Senhor Jesus Cristo
e da doutrina conforme à piedade,
é um obcecado pelo orgulho,
um ignorante que morbidamente se compraz
em questões e discussões de palavras.
Daí é que nascem invejas,
contendas, insultos, suspeitas,
porfias de homens com mente corrompida
e privados da verdade
que fazem da piedade assunto de lucro.
Sem dúvida, grande fonte de lucro é a piedade,
mas quando acompanhada
do espírito de desprendimento.
Porque nada trouxemos ao mundo
como tampouco nada poderemos levar.
Tendo alimento e vestuário,
fiquemos satisfeitos.
Os que desejam enriquecer,
caem em tentação e armadilhas,
em muitos desejos loucos e perniciosos
que afundam os homens na perdição e na ruína,
porque a raiz de todos os males é a cobiça do dinheiro.
Por se terem deixado levar por ela,
muitos se extraviaram da fé
e se atormentam a si mesmos
com muitos sofrimentos.
Tu que és um homem de Deus,
foge das coisas perversas,
procura a justiça, a piedade, a fé,
o amor, a firmeza, a mansidão.
Combate o bom combate da fé,
conquista a vida eterna,
para a qual foste chamado
e pela qual fizeste tua nobre profissão de fé
diante de muitas testemunhas.
8,1-3
Naquele tempo,
Jesus andava por cidades e povoados,
pregando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus.
Os doze iam com ele;
e também algumas mulheres
que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças:
Maria, chamada Madalena,
da qual tinham saído sete demônios;
Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes;
Susana, e várias outras mulheres
que ajudavam a Jesus e aos discípulos
com os bens que possuíam.
Em síntese, a história do cristianismo teria tido um desenvolvimento muito diferente, se não houvesse a generosa contribuição de muitas mulheres.
Por isso, como pôde escrever o meu venerado e querido Predecessor João Paulo II na Carta Apostólica Mulieris dignitatis, "a Igreja rende graças por todas e cada uma das mulheres... A Igreja agradece todas as manifestações do "gênio" feminino, surgidas no curso da história, no meio de todos os povos e nações; agradece todos os carismas que o Espírito Santo concede às mulheres na história do Povo de Deus, todas as vitórias que deve à fé, à esperança e à caridade das mesmas: agradece todos os frutos de santidade feminina".
Como se vê, o elogio diz respeito às mulheres ao longo da história da Igreja, e é expresso em nome de toda a comunidade eclesial.
Também nós nos unimos a este apreço, dando graças ao Senhor porque Ele conduz a sua Igreja, de geração em geração, valendo-se indistintamente de homens e mulheres, que sabem frutificar a sua fé e o seu batismo, para o bem de todo o Corpo eclesiástico, para maior glória de Deus. (Papa Bento XVI, Audiência Geral de 14 de fevereiro de 2007)
```Evangelho e palavra do dia 19 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 6,2c-12 Caríssimo, ensina e recomenda estas coisas.
Evangelho e palavra do dia 18 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 4,12-16 Caríssimo, ninguém te despreze por seres
Evangelho e palavra do dia 17 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 3,14-16 Caríssimo, Escrevo com a esperança
Evangelho e palavra do dia 16 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 3,1-13 Caríssimo, eis uma palavra verdadeira: quem
Evangelho e palavra do dia 15 setembro 2025 “`html Leitura da Carta aos Hebreus 5,7-9 Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e
Evangelho e palavra do dia 14 setembro 2025 “`html Primeira Leitura Leitura do Livro dos Números 21,4b-9 Naqueles dias, os filhos de Israel partiram do