
Evangelho e palavra do dia 16 março 2026
Primeira Leitura: Isaías 65,17-21 Leitura do Livro do Profeta Isaías Assim fala o Senhor: “Eis que eu criarei novos céus e nova terra, coisas passadas
Liturgia Diária - Evangelho e palavra do dia 29 novembro 2025.
Leitura do Livro do Profeta Isaías
2,1-5
Visão de Isaías, filho de Amós,
sobre Judá e Jerusalém.
Acontecerá, nos últimos tempos,
que o monte da casa do Senhor
estará firmemente estabelecido
no ponto mais alto das montanhas
e dominará as colinas.
A ele acorrerão todas as nações,
para lá irão numerosos povos e dirão:
"Vamos subir ao monte do Senhor,
à casa do Deus de Jacó,
para que ele nos mostre seus caminhos
e nos ensine a cumprir seus preceitos";
porque de Sião provém a lei
e de Jerusalém, a palavra do Senhor.
Ele há de julgar as nações
e arguir numerosos povos;
estes transformarão suas espadas em arados
e suas lanças em foices:
não pegarão em armas uns contra os outros
e não mais travarão combate.
Vinde, todos da casa de Jacó,
e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos
13,11-14a
Irmãos:
Vós sabeis em que tempo estamos,
pois já é hora de despertar.
Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós
do que quando abraçamos a fé.
A noite já vai adiantada,
o dia vem chegando:
despojemo-nos das ações das trevas
e vistamos as armas da luz.
Procedamos honestamente, como em pleno dia:
nada de glutonerias e bebedeiras,
nem de orgias sexuais e imoralidades,
nem de brigas e rivalidades.
Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.
Quer aprofundar seu ministério na Igreja? Conheça nosso curso para ministros da comunhão.
24,37-44
Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos:
"A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé.
Pois nos dias, antes do dilúvio, todos comiam e bebiam,
casavam-se e davam-se em casamento,
até o dia em que Noé entrou na arca.
E eles nada perceberam
até que veio o dilúvio e arrastou a todos.
Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem.
Dois homens estarão trabalhando no campo:
um será levado e o outro será deixado.
Duas mulheres estarão moendo no moinho:
uma será levada e a outra será deixada.
Portanto, ficai atentos!
porque não sabeis em que dia virá o Senhor.
Compreendei bem isso: se o dono da casa
soubesse a que horas viria o ladrão,
certamente vigiaria e não deixaria
que a sua casa fosse arrombada.
Por isso, também vós ficai preparados!
Porque na hora em que menos pensais,
o Filho do Homem virá".
Hoje começa o Advento, o tempo litúrgico que nos prepara para o Natal, convidando-nos a elevar o olhar e abrir o coração para receber Jesus.
No Advento não vivemos unicamente a expectativa do Natal; somos convidados também a despertar a expectativa da vinda gloriosa de Cristo — quando, no fim dos tempos, Ele há de voltar — preparando-nos para o encontro final com Ele, mediante escolhas coerentes e corajosas.
Recordamos o Natal, esperamos a vinda gloriosa de Cristo e inclusive o nosso encontro pessoal: o dia em que o Senhor chamará.
Durante estas quatro semanas, somos chamados a abandonar um modo de viver resignado e habitudinário, e a sair alimentando esperanças, nutrindo sonhos para um novo futuro.
[...] Este tempo é oportuno para abrirmos o nosso coração, para fazermos perguntas concretas sobre como e por quem despendemos a nossa vida. (Papa Francisco, Angelus de 2 de dezembro de 2018)
Para aprofundar sua fé e compreender melhor a Santa Missa, conheça o curso Formação Santa Missa: As Raízes Judaicas da Eucaristia.
Essa liturgia diária é oferecida por Vatican News.
A Liturgia Diária é apenas o começo. Mergulhe na riqueza da doutrina e espiritualidade da Igreja através do nosso acervo.

Primeira Leitura: Isaías 65,17-21 Leitura do Livro do Profeta Isaías Assim fala o Senhor: “Eis que eu criarei novos céus e nova terra, coisas passadas

Primeira Leitura – 1 Samuel 16,1b.6-7.10-13a Leitura do Primeiro Livro de Samuel Naqueles dias, o Senhor disse a Samuel: “Enche o chifre de óleo e

Primeira Leitura (Os 6, 1-6) “Vinde, voltemos para o Senhor, ele nos feriu e há de tratar-nos, ele nos machucou e há de curar-nos. Em

O Caminho do Amor: Do Arrependimento à Entrega Total Leitura do Dia Leitura da Profecia de Oséias 14,2-10 Assim fala o Senhor Deus: “Volta, Israel,

Acolher a Voz de Deus e Vigiar o Coração: Reflexão do Dia Primeira Leitura: Jeremias 7,23-28 Leitura do Livro do Profeta Jeremias Assim fala o

Evangelho e palavra do dia 11 março 2026 Liturgia Diária – Evangelho e palavra do dia 10 de março de 2026. Leitura do Livro do