Confira a liturgia diária de 8 de julho de 2026, com a Palavra de Deus, o Evangelho do dia e uma breve reflexão para oração pessoal.
Quer crescer na fé e rezar melhor com a Palavra de Deus?
Leitura da Profecia de Oseias 10,1-3.7-8.12
Israel era uma vinha exuberante e dava frutos para seu consumo; na medida de sua produção, erguia os numerosos altares; na medida da fertilidade da terra, embelezava seus ídolos.
Com o coração dividido, deve agora receber castigo; o Senhor mesmo derrubará seus altares, destruirá os seus simulacros.
Decerto, dirão agora: “Não temos rei; não temos medo do Senhor. Que poderia o rei fazer por nós?”
Samaria está liquidada, seu rei vai flutuando como palha em cima da água.
Será desmantelada a idolatria dos lugares altos, pecado de Israel; ali crescerão espinhos e abrolhos sobre seus altares; então se dirá aos montes: “Cobri-nos!” e às colinas: “Caí sobre nós!”
Semeai justiça entre vós, e colhereis amor; desbravai uma roça nova. É tempo de procurar o Senhor, até que ele venha e derrame a justiça em vós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 10,1-7
Naquele tempo, Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.
Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus.
Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”.
“É tempo de procurar o Senhor.”
A Palavra de Deus hoje nos chama a um coração inteiro. O profeta Oseias denuncia a divisão interior de Israel: quanto mais prosperidade, mais altares aos ídolos. O problema não era a fecundidade da terra, mas o uso dos dons de Deus para afastar-se dele. Por isso, o convite é claro: “Semeai justiça” e “procurai o Senhor”. A conversão começa quando deixamos de cultivar os ídolos do coração e abrimos uma roça nova para Deus agir.
No Evangelho, Jesus chama os Doze pelo nome e os envia. Eles não são escolhidos por serem perfeitos, mas para serem transformados pela missão. O anúncio é simples e decisivo: “O Reino dos Céus está próximo”. Onde Cristo reina, o mal perde força, os feridos são tocados, os perdidos são procurados e a vida de Deus começa a florescer.
Também nós somos chamados a procurar o Senhor com sinceridade e a anunciar seu Reino com a vida. A missão cristã nasce de um coração convertido: primeiro deixamos Deus derrubar os altares falsos dentro de nós; depois saímos, com humildade, para levar sua paz aos que estão perdidos, cansados ou feridos.
Hoje, escolha um “altar” que tem dividido seu coração — orgulho, distração, rancor, apego ou indiferença — e entregue-o ao Senhor em oração. Depois, faça um gesto concreto de anúncio do Reino: procure alguém que esteja afastado, triste ou esquecido e ofereça presença, escuta e caridade.
Senhor Jesus, chamaste os Doze pelo nome e os enviaste a anunciar que o Reino dos Céus está próximo. Chama também o meu coração, tantas vezes dividido, e ensina-me a procurar-te com sinceridade. Derruba em mim tudo o que ocupa o teu lugar e faz nascer uma roça nova de justiça, amor e fidelidade. Que eu seja, no meu caminho, sinal humilde da tua presença para os que se sentem perdidos. Amém.
Aprofunde sua caminhada cristã com formação sólida e espiritualidade católica.
Formação para quem deseja conhecer melhor a fé da Igreja e viver o Evangelho no dia a dia.
Conteúdos de espiritualidade, doutrina e vida cristã para fortalecer sua caminhada com Deus.
Fonte da liturgia: Vatican News.