Consagração ao Sagrado Coração de Jesus

A Igreja recomenda que o devoto se confesse antes de fazer a consagração. Além disso, há algumas orações específicas para este ato

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus encontra inspiração em várias passagens da Bíblia. No entanto, ela se tornou mais popular no século XVII, após as visões que Santa Margarida Maria Alacoque teve do Sagrado Coração. Essa devoção inclui uma consagração, cujo objetivo é unir os fiéis ao coração de Jesus, seguindo o exemplo de São João Apóstolo que, de acordo com a tradição, se reclinou no peito de Jesus durante a Última Ceia.

Essa imagem de repousar no coração de Jesus se tornou o principal motivador por trás dessa devoção, simbolizando um relacionamento mais profundo com Cristo. Portanto, consagrar-se a Jesus Cristo é prometer sua vida a Ele, fazendo uma promessa intencional de reformar sua vida e agir com amor.

São João Paulo II afirmou esse ingrediente essencial à devoção, destacando-o em uma carta pela ocasião do centésimo aniversário da consagração da raça humana ao Sagrado Coração de Jesus: 

“Todo membro da Igreja é convidado a ver a consagração como a doação e ligação de si mesmo a Jesus Cristo, o rei “dos filhos pródigos”, o rei de todos os que esperam ser conduzidos “à luz de Deus e do seu reino”. (…) No Coração de Cristo, o coração do homem aprende a conhecer o significado genuíno e único de sua vida e de seu destino, a entender o valor de uma vida autenticamente cristã, a se abster de certas perversões do coração humano e a unir ao amor filial de Deus”.

Leia também
Oração para consagrar a família aos Sagrados Corações de Jesus e Maria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como fazer a consagração ao Sagrado Coração de Jesus

A Igreja recomenda que os católicos se confessem antes de realizar um ato formal de consagração, renunciando ao pecado e abraçando a nova vida de virtude.

Além disso, existem várias orações de consagração diferentes que expressam o desejo de se viver unido a Jesus. Muitas vezes, essas orações são feitas enquanto o devoto se ajoelha diante de uma imagem ou ícone do Sagrado Coração.

Abaixo, uma oração de consagração escrita por Santa Margarida Maria Alacoque que resume esses elementos básicos da devoção, colocando todo o seu “eu” no Coração de Jesus:

Consagração ao Sagrado Coração de Jesus

Eu vos dou e consagro, ó Sagrado Coração de Jesus Cristo, a minha vida, as minhas ações, minhas penas e sofrimentos, para não querer mais servir-me de nenhuma parte do meu ser, senão para vos honrar, amar e glorificar. É esta a minha vontade irrevogável: ser todo vosso e tudo fazer por vosso amor, renunciando de todo o meu coração a tudo quanto vos possa desagradar!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tomo-vos, pois, ó Sagrado Coração, por único Bem do meu amor, Protetor da minha vida, Segurança da minha salvação, Remédio da minha fragilidade e da minha inconstância, Reparador de todas as imperfeições da minha vida e meu Amparo seguro na hora da morte.

Sê, ó Coração de Bondade, a minha Justificação diante de Deus, Vosso Pai, para que desvie de mim a sua justa cólera.

Ó Coração de Amor, deposito em Vós toda a minha confiança, pois tudo temo de minha malícia e de minha fraqueza, mas tudo espero de Vossa Bondade. Extingui em mim tudo o que possa vos desagradar ou que se oponha à vossa Vontade.

Seja o vosso puro Amor tão profundamente impresso em meu coração, que jamais possa eu vos esquecer nem me separar de Vós. Suplico-vos que o meu nome seja escrito no vosso Coração, pois quero fazer consistir toda a minha felicidade e toda a minha glória em viver e morrer como vosso servo. Amém.

Leia também
Indulgência plenária para a solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Consagração  ao Sacratíssimo Coração de Jesus - Arautos do Evangelho

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte(Templários de Maria)

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima