Homilia Diária | Quinta-feira Santa – Eucaristia, sacrifício e comunhão

Homilia Diária | Quinta-feira Santa – Eucaristia, sacrifício e comunhão



A Liturgia da Quinta-feira Santa é dedicada a dois sacramentos intimamente vinculados: de um lado, a Santíssima Eucaristia, renovação incruenta do único sacrifício oferecido por Cristo no altar da cruz e presença real do Deus encarnado entre nós; de outro, o sacerdócio, pelo qual o mesmo Cristo alimenta continuamente com seu próprio Corpo e Sangue aqueles cuja Redenção operou de uma vez para sempre em meio às dores do Calvário.

Assista à homilia do Pe. Paulo Ricardo para esta quinta-feira, dia 1.º de abril, e aprendamos dos Apóstolos a comungar com fé e devoção, e de Cristo a enfrentar com ânimo forte as dores do Horto e as renúncias da cruz.
________________________________________________
SEJA NOSSO ALUNO:

Inscreva-se em nosso canal aqui no YouTube e ative o símbolo do sino para receber todos os nossos vídeos:

Também estamos no Instagram ( no Facebook ( no Twitter ( e no Telegram: ( Siga-nos, ajude-nos a evangelizar e que Deus o abençoe sempre!

fonte

23 comentários em “Homilia Diária | Quinta-feira Santa – Eucaristia, sacrifício e comunhão”

  1. Proclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo João (Jo XIII, 1-15)

    R: Glória a Vós, Senhor.

    Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que tinha chegado a sua hora, hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Foi durante a ceia. O diabo já tinha seduzido Judas Iscariotes para entregar Jesus. Sabendo que o Pai tinha posto tudo em suas mãos e que de junto de Deus saíra e para Deus voltava, Jesus levantou-se da ceia, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a à cintura. Derramou água numa bacia, pôs-se a lavar os pés dos discípulos e enxugava-os com a toalha que trazia à cintura.

    Chegou assim a Simão Pedro. Este disse: «Senhor, tu vais lavar-me os pés?». Jesus respondeu: «Agora não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás». Pedro disse: «Tu não me lavarás os pés nunca!». Mas Jesus respondeu: «Se eu não te lavar, não terás parte comigo». Simão Pedro disse: «Senhor, então lava-me não só os pés, mas também as mãos e a cabeça». Jesus respondeu: «Quem tomou banho não precisa lavar senão os pés, pois está inteiramente limpo. Vós também estais limpos, mas não todos». Ele já sabia quem o iria entregar. Por isso disse: «Não estais todos limpos».

    Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e voltou ao seu lugar. Disse aos discípulos: «Entendeis o que eu vos fiz? Vós me chamais de Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque sou. Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais assim como eu fiz para vós».

    V: Palavra da Salvação.
    R: Glória a Vós, Senhor.

    EUCARISTIA E SACERDÓCIO: DOIS GRANDES PILARES PARA A VIDA CATÓLICA

    Nosso Senhor, em plena noite de quinta santa, instituiu dois grandes sacramentos que fundamentam a vida espiritual do catolicismo: a Santíssima Eucaristia e o Sacramento da Ordem. São duas grandes realidades que freiam o poder do inferno e nos dão a força necessária para o nosso progresso espiritual.

    Cristo, reunido com seus doze apóstolos no Cenáculo, dá-Se-nos por inteiro, oferecendo ao Pai a hóstia consagrada e o cálice da nova aliança. E é também o próprio Cristo que institui a Ordenação pela imposição das mãos, confiando aos Seus o poder de perdoar pecados e expulsar demônios.

    Neste caótico cenário pandêmico, no qual as igrejas estão de portas fechadas para os fiéis, cabe a nós refletir: se a Eucaristia leva-nos verdadeiramente à presença de Cristo em nós, como podemos sobreviver em meio ao cataclisma e ao medo de perder a quem amamos? Que vale cuidar demais do corpo e, ao cabo de nossas vidas, perder a própria alma?

    Que o leitor entenda: devemos empregar todos os cuidados necessários para assegurar qualidade de vida, sem, no entanto, colocar a vida do corpo acima da vida espiritual.

    Se a ausência das missas implicou na cessação de comunhões sacrílegas, por outro lado, nos encerrou na desolação e na tristeza em não adorarmos, de corpo e alma, o Santíssimo Sacramento do altar.

    A razão de ser de nossa vida deixou de ter espaço no convívio familiar. Trocamos o Deus da vida por quinquilharias que não nos dão sentido algum.

    Como Judas, traímos Nosso Senhor através das propagandas ilusórias das moedas de prata; como Pedro, negamo-lO por meio de nossas más obras. A tragédia é inevitável: somos nós que terminamos por ser a medida de nós mesmos.

    Deixemos de ser tolos adoradores da desgraça alheia, cujo altar é o tabernáculo televisivo. Voltemos a ser adoradores d'Aquele cuja Verdade encarnou-Se para nos dar a salvação e restituir a graça que nos foi perdida com a queda de nossos primeiros pais.

    Não fossem o Cenáculo, a Eucaristia e a Ordem, agiríamos pior que as feras e os brutos. Mas graças ao testemunho dos apóstolos, voltamos a respirar a fé, a esperança e a caridade.

    Uma santa Semana Maior para todos.

    Fidelium animas per misericordiam Dei requiescant in pace, amen.

    Ad Jesum, per Mariam,
    Víctor M. Santoianni

  2. Mas padre minha alma nunca vai tá preparada pq mesmo em estado de graça sou um verme initial q não merece Jesus q só merece o inferno e nada mais , mesmo na graça ainda fica a mácula de tantos e miseráveis pecados já cometidos , e pior e se cometer pecado depois sendo q prometi nunca mais pecar então foi uma mentira aí convoquei a Jesus pra ser testemunha de uma mentira , ngm aqui merece o céu , só pagamos o amor com maldade e infidelidade

  3. 1corintios cp-12. V-2 na N T L H capa vermelha: Vocês sabem que, quando ainda eram pagãos, vocês eram desviados de várias maneiras para a adoração dos ídolos, os quais não tem vida. (Amados a verdade é somente Jesus Cristo!)

  4. Deus é a razão de estar nesse plano de vida, pois me reconheço como sua criação e tudo que sou é fruto da sua bondade, minha gratidão por tudo que ele me proporcionou, tenho imensa gratidão e agradeço pelo amor imensuravel que nos deu ao morrer por todos, mil perdão meu Cristo Jesus.

  5. Abençoado seja o Pe. Paulo Ricardo. E em concordância com o penúltimo comentário, estou não há 1 ano dessa homilia, mas há 3 anos para participar da Missa do Lava-pés.
    Que Deus lhe abençoe padre. Bendito seja o seu sacerdócio.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima