Evangelho e palavra do dia 18 setembro 2025
Evangelho e palavra do dia 18 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 4,12-16 Caríssimo, ninguém te despreze por seres
Por Redação central
3 de ago de 2024 às 00:01
Olhar as estrelas poderia não ser a primeira coisa que vem à mente de um católico quando pensa em são Lourenço, que foi martirizado pelos romanos em uma grelha. Mas, no mês de agosto, com frequência, os católicos têm a oportunidade de ver uma chuva de meteoros que leva o nome em honra a este santo.
As Perseidas, também chamadas as “lágrimas de são Lourenço”, são uma chuva de meteoros associados ao cometa Swift-Tuttle, que libera poeira e detritos na órbita terrestre durante sua órbita de 133 anos ao redor do sol.
O cometa em si mesmo não apresenta uma ameaça imediata à terra, pelo menos não durante vários milhares de anos.
Enquanto a Terra orbita o sol, atinge pedaços de detritos deixados pelo cometa, fazendo com que queimem na atmosfera do planeta.
Isso causa uma prolífica chuva de meteoros que pode ser vista com mais clareza no hemisfério norte, do final de julho até meados de agosto, com um pico habitual por volta do dia 10 de agosto, festa de são Lourenço.
Durante este pico, a taxa de meteoros alcança 60 ou mais por hora.
O nome Perseidas vem do ponto do céu de onde parecem vir, o radiante, localizado na constelação Perseu, chamada assim por causa de um personagem da mitologia grega.
O nome “lágrimas de São Lourenço” surgiu pela associação com a festividade e as lendas que foram construídas após a morte do santo.
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
São Lourenço foi martirizado no dia 10 de agosto de 258, em meio à perseguição do imperador romano Valentino, junto com outros membros do clero católico de Roma. O santo foi o último dos sete diáconos a morrer.
Depois que o papa Sisto II foi martirizado em 6 de agosto, Lourenço se tornou a principal autoridade na Igreja em Roma, tendo sido tesoureiro da Igreja.
Quando foi convocado diante do carrasco, foi ordenado que trouxesse todas as riquezas da Igreja com ele. Apresentou-se com alguns aleijados, pobres e enfermos. Quando foi interrogado, respondeu que “estes são a verdadeira riqueza da Igreja”.
São Lourenço foi imediatamente enviado à sua morte, sendo queimado vivo em uma grelha. A lenda sustenta que algumas de suas últimas palavras foram uma brincadeira sobre o método de sua execução, pois disse aos seus assassinos: “Vira-me, que já estou bem assado deste lado”.
Os católicos começaram a chamar a chuva de meteoros de “lágrimas de São Lourenço”, embora o fenômeno celestial preceda a vida e morte do santo.
Algumas tradições italianas sustentam que os pedaços ardentes dos detritos vistos durante a chuva de meteoros representam os carvões que mataram são Lourenço.
Qualquer pessoa no hemisfério norte deve poder ver as “lágrimas de São Lourenço”, especialmente em 13 de agosto. Os meteoros cairão a partir de diferentes pontos do céu e não a partir de uma determinada direção.
Para uma melhor visão, recomenda-se ir a uma zona rural, longe da contaminação de luz.
A Agência Católica de Informação - ACI Digital, faz parte das agências de notícias do Grupo ACI, um dos maiores geradores de conteúdo noticioso católico em cinco idiomas e que, desde junho de 2014, pertence à família EWTN Global Catholic Network, a maior rede de televisão católica do mundo, fundada em 1981 por Madre Angélica em Irondale, Alabama (EUA), e que atinge mais de 85 milhões de lares em 110 países e 16 territórios.
Evangelho e palavra do dia 18 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 4,12-16 Caríssimo, ninguém te despreze por seres
Evangelho e palavra do dia 17 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 3,14-16 Caríssimo, Escrevo com a esperança
Evangelho e palavra do dia 16 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 3,1-13 Caríssimo, eis uma palavra verdadeira: quem
Evangelho e palavra do dia 15 setembro 2025 “`html Leitura da Carta aos Hebreus 5,7-9 Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e
Evangelho e palavra do dia 14 setembro 2025 “`html Primeira Leitura Leitura do Livro dos Números 21,4b-9 Naqueles dias, os filhos de Israel partiram do
Evangelho e palavra do dia 13 setembro 2025 “`python from bs4 import BeautifulSoup, NavigableString import re def process_liturgy_html(html_input: str) -> str: “”” Process daily liturgy