O Papa: rezo pelas famílias que sofrem por causa da guerra
No Regina Caeli, com o qual encerrou a Missa do Jubileu das Famílias, Leão XIV voltou a pedir paz e a agradecer às “pequenas igrejas
Ao final da audiência, além do Oriente Médio e da situação humanitária insustentável em Gaza, apelos do Papa também pela paz na Ucrânia, Mianm,ar e Sudão e contra as discriminações étnicas no Paquistão e Afeganistão, especialmente contra as mulheres.
Vatican News
"Continuo a acompanhar con grande preocupação a situação no Oriente Médio", afirmou o Papa ao iniciar seus diversos apelos ao final da Audiência Geral desta quarta-feira.
De fato, Israel se prepara para um ataque iraniano, que jurou vigança após a morte em Teerã do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, na madrugada de quarta-feira, 31 de julho. Diversos cenários são considerados, o que levou à construção e fortalecimento de bunkers e a formação de estoques de alimentos e água. Por lei, cada andar dos prédios em Israel deve ter uma sala blindada. Em alerta também os hospitais israelenses.
O conflito no Oriente Médio também envolve os Houthis no Iêmen e forças do Hezbollah no Líbano, que lançam foguetes e são atacadas por Israel. Tudo desdobramento da ação israelense em Gaza, em retaliação ao ataque do Hamas em outubro passado, que matou 1,4 mil israelenses, incluindo 1.033 civis, 275 soldados e 58 policiais. Os feridos foram mais 3.400 feridos, e 247 soldados e civis feitos reféns.
Diante deste quadro do "olho por olho dente por dente", o Santo Padre reiterou seu apelo a todas as partes envolvidas, pedindo que "a vingança seja desarmada pelo perdão":
Para que o conflito não se alastre e que o fogo cesse imediatamente em todas as frentes, começando por Gaza onde a situação humanitária é muito grave e insustentável. Rezo para que a busca sincera pela paz extingua as contendas, o amor supere o ódio e a vingança seja desarmada pelo perdão.
Francisco voltou a dirigir seu olhar a outros países afligidos por guerras, cujas populações sofrem as consequências:
Peço-vos que vos unais à minha oração também pela martirizada Ucrânia, Mianmar, Sudão: que estas populações tão provadas pela guerra possam encontrar em breve a tão desejada paz.
Antes da Audiência, o Papa encontrou-se com uma delegação da comunidade afegã na Itália. Resultante do encontro, seu último apelo pelo fim das discriminações no Paquistão e no Afeganistão, em particular contra as mulheres:
Unamos os nossos esforços e orações para eliminar a discriminação étnica nas regiões do Paquistão e do Afeganistão, especialmente a discriminação contra as mulheres.
No Regina Caeli, com o qual encerrou a Missa do Jubileu das Famílias, Leão XIV voltou a pedir paz e a agradecer às “pequenas igrejas
Este é um artigo do site ECCLESIA. Leão XIV uniu-se a celebração nos jardins do Estado Foto: Vatican Media Cidade do Vaticano, 01 jun 2025
Vem aí o Jubileu do Desporto, a celebrar em Roma, a 14 e 15 de junho. A este propósito, vou falar-vos do Sousense, o clube
Este é um artigo do site ECCLESIA. Constitucionalista considera que a disciplina pode ser um complemento para “a formação da juventude” em várias áreas. Foto
No sétimo domingo da Páscoa, celebramos no Brasil e em muitos outros lugares, a solenidade da Ascensão do Senhor. Vatican News Quarenta dias após a
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Redação central 1 de jun de 2025 às 01:00