Judas e o mistério da reprovação (Homilia Diária.1442: Quarta-feira da Semana Santa)

Judas e o mistério da reprovação (Homilia Diária.1442: Quarta-feira da Semana Santa)



Nos sinais de amizade e predileção que manifestou Cristo a Judas, por um lado, e na obstinação dramática e definitiva a que se entregou o traidor, por outro, vemos um dos mistérios mais assombrosos da fé: Deus quer a salvação de todos os homens, mas de tal modo que, os que se salvam, se salvam por graça e misericórdia divina, enquanto os que se condenam vão para o inferno por demérito próprio, sem que possam jamais inculpar a Deus da decisão que livremente tomaram. Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta Quarta-feira Santa, dia 8 de abril, e medite conosco o episódio da traição de Judas.

fonte

28 comentários em “Judas e o mistério da reprovação (Homilia Diária.1442: Quarta-feira da Semana Santa)”

  1. Padre, suas homilias são uma benção, mas eu tenho uma dúvida:
    Jesus, o tempo todo dizia que era preciso que se cumprisse as escrituras, era preciso que Judas o traísse, então se Jesus o resgatasse, não teria acontecido assim. E se foi assim, teria Judas, nascido predestinado a Trair Jesus e se matar? Há uma reposta teológica pra isso?

  2. EM VERDADE, VOS DIGO: UM DE VÓS ME VAI ENTREGAR

    P. Raimondo M. Sorgia Mannai OP
    (San Domenico di Fiesole, Florencia, Itália)

    Hoje, o Evangelho nos propõe — pelo menos — três considerações. A primeira é que, quando o amor ao Senhor se esfria, então a vontade cede a outros reclamos, onde a voluptuosidade parece oferecer-nos os pratos mais saborosos mas, na realidade, condimentados por degradantes e inquietantes venenos. Dada a nossa nativa fragilidade, não devemos permitir que o fogo do fervor diminua, que, se não sensível, pelo menos mental, nos une a Aquele que nos tem amado ao ponto de oferecer sua vida por nós.

    A segunda consideração refere-se à misteriosa escolha do lugar donde Jesus quer consumir sua ceia Pascal. «Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a ceia Pascal em tua casa, junto com meus discípulos’» (Mt XXVI, 18). O dono da casa, talvez, não fosse um dos amigos declarados do Senhor; mas devia ter o ouvido atento para escutar o chamado “interior”.

    O Senhor lhe teria falado intimamente — como frequentemente nos fala —, através de mil incentivos para que lhe abrisse a porta. Sua fantasia e sua onipotência, suportes do amor infinito com o qual nos ama, não conhecem fronteiras e se expressam de modo sempre apto a cada situação pessoal. Quando escutemos o chamado devemos “render-nos”, deixando à parte as sutilezas e aceitando com alegria esse “mensageiro libertador”. É como se alguém estivesse se apresentado à porta do cárcere e nos convida a segui-lo, como fez o Anjo com Pedro dizendo-lhe: «Levanta-te depressa! As correntes caíram-lhe das mãos» (Ats XII, 7).

    O terceiro motivo de meditação nos oferece o traidor que tenta esconder seu crime ante a presença examinadora do Onisciente. O próprio Adão já tinha tentado, depois, seu filho fratricida Caim, embora, inutilmente. Antes de ser nosso perfeito Juiz, Deus se apresenta como pai e mãe, que não se rende ante a idéia de perder a um filho. A Jesus lhe dói o coração não tanto por ter sido traído, mas por ver a um filho distanciar-se irremediavelmente Dele.

  3. Padre ?
    Ainda meditando :
    Se Judas, depois da traição , desesperadamente arrependido e entendendo que o maior milagre de Jesus foi seu sacrifício pela Cruz , sacrificou a própria vida em pedido por misericórdia , seria válido para o perdão de Deus e ter evitado o Inferno ?

  4. Hoje, 09/04/2020, foi um dia muito especial para mim, tive uma discussão um tanto séria no grupo de WhatsApp, eu saí um pouco triste andando sem rumo pelas ruas, mas como que Deus me guiou até a capela lá encontrei um padre, me confessei, chorei, agora assisto esse vídeo que toca meu coração, quantas e quantas vezes me comportei igual que Judas, recusando a misericórdia de Deus, mas agora Deus, através do Padre Paulo Ricardo, mudou minha direção, agora quero e serei com a graça de Deus igual que Pedro, aceitando a misericórdia de Deus.

  5. Padre,
    Veja que situação muitos católicos se encontram alguns padres pregam que o inferno está vazio, outros que o inferno não existe, sem contar os comunistas que na minha Diocese são mais de 60%, ou seja são maioria. E os que não são comunistas ficam calados, e aí os comunistas deitam e rolam fazendo campanha para o PT.

  6. Padre, assisti um vídeo do Senhor que nele fala sobre a doutrina espírita. Eu fiquei em choque! Porque mesmo ouvindo e sabendo q é uma coisa que foge de tudo aquilo que Jesus pregou, o senhor explicou outras questões. Eu era frequentadora do Centro espírita. Ultimamente, eu estava frequentando um Centro kardecista. Lá, recibi os passes e as águas fluidificadas. 😔😔… Lá, eles fazem uma espécie de limpeza. Tipo, o médio principal faz a prece e seus auxiliares recebam os espíritos que está atrapalhado nossa vida. Incorporam mesmo. Não sei se o senhor conhece uma limpeza de 21 um dias, do Arcanjo Miguel? Nela , do Maitreya,Metatron , Shekinah entre outros. É uma doutrina muito envolvente. É como se fosse um vício. Assisti sábado passado, sábado de aleluia a missão em uma transmissão ao vivo pela internet. Nela, o Bispo faz uma oração em que respondemos, Eu Renucuiu. Tudo que ele falava eu lembrava da limpeza q eu estava fazendo. Que ia contra tudo que o filho de Deus, ensinou. Nessa limpeza, vc tem sonhos estranhos. Eu tive sonhos horríveis com morte. Eu tive um sonho que eu recebia a notícia do falecimento da minha vó. É de fato, após este sonho , ela faleceu 2 dia depois. É tanto que, no canal que eu Era escrita, o qual eu fazia a limpeza do Arcanjo Miguel de 21 dias, eu deixou meu comentário falando sobre isso. Depois deixo outro comentário falando que, minha vó havia falecido. Deixo outro comentário que, eu falo dos sonhos ruins e estranhos que tenho. Algumas pessoas, respondem aos meus comentários explicado o porque dos sonhos. Eu parei com a limpeza desde de sábado. De lá pra cá, ñ tive mais sonhos ruins. Nem tô sonhado a noite. Desde que cheguei no meu estado, não fui a nenhum centro espírita. O último q eu fui, foi em Brasília. E foi um dia antes do meu retorno ao meu estado e Cidade. Eu fico triste comigo SABE, porque mesmo sabendo que muita coisa está errada nesta doutrina, eu procurava ela . Em fim, assim como eu existe milhares de pessoas que deve saber da vdd, e mesmo assim frequenta os centros. Eu vou procurar de novo ; me redimir. Porque eu havia prometido a Deus, q não iria mais nesses lugares. Eu tinha prometido a Deus, que jogaria o livro o evangelho segundo o espiritismo. Só que, não joguei. Vou procurar um padre na paróquia do meu bairro para me confessar. E para receber o perdão. Padre, a doutrina espírita é muito envolvente. Lá percebi que, a maioria dos seus frequentadores são PESSOAS bem esclarecida. Pesoaas com formação acadêmica bem sucedidas. Vi , poucas PESSOAS simples no saber. Em fim, na busca insesante por paz, prosperidade, felicidade e respostas para o que acontece em nossas vidas, procuramos o espiritismo. Porque eles tem respostas para tudo. As palestras são lindas. 😔😔 Só sei que, o que vem de Deus traz paz. Está é a única certeza q tenho. Este é o meu testemunho sobre minha vivência no espiritismo. Não progredi em nada.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Rolar para cima