Inspirada na Jornada Mundial da Juventude, Luanda, é desde quarta feira 7/8, palco do primeiro festival da juventude católica angolana, denominado Fest – Jovem Luanda 2024 e decorre sob lema “Peregrinos da Esperança, Alegrai – vos no Senhor”.
Anastácio Sasembele – Angola
Peregrinos de esperança são assim que estão a ser chamados os mais de 10 mil jovens que participam desde quarta – feira 7/8, no Fest – Jovem Luanda 2024, um evento que junta jovens católicos e não só, com um único propósito, relançar a esperança em Cristo Jesus o Eterno Jovem.
Numa iniciativa do Arcebispo de Luanda Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, jovens de diferentes dioceses que compõe a Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), participam intensamente deste evento inspirado nas Jornadas Mundiais da Juventude.
“Sendo Luanda coração em Angola é uma grande satisfação para toda a comunidade angolana ver este jovens cheios de coragem e entusiasmo”, realçou Dom Filomeno, em entrevista a correspondência da Vatican News em Angola.
Actividades culturais, celebrações eucarísticas e catequeses marcam este festival da juventude católica angolana.
O arcebispo Dom Filomeno fez saber que para além das actividades lúdicas, próprias da juventude, a espiritualidade esta muito bem patente no seio da juventude, potencializando assim o jovem para o bem, para a resistência ao mal e para vencerem os vícios que tiram a beleza natural.
O desemprego, a educação e a habitação são dos principais problemas que afectam directamente a juventude angolana. Durante a caminhada para o Fest – Jovem Luanda 2024, os jovens manifestaram ansiedade, desalento e desencanto diante destes e outros problemas.
O Arcebispo Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias disse que o Fest – Jovem Luanda 2024, vem dar resposta e procurar soluções baseadas na esperança, apoiada na vontade firme destes jovens de trilharem com o seu modo de ser na sociedade, serem sementes de princípios e atitudes renovadoras.
O Fest – Jovem Luanda 2024 encerra domingo 11/8, com uma grande celebração eucarística no estádio dos Coqueiros em Luanda.
Fonte (Vatican News)
Estamos reproduzindo um artigo do site Vatican news.
A opinião do post não é necessariamente a opinião do nosso blog!