11 de ago de 2024 às 15:37
O papa Francisco pediu hoje (11) depois da oração do Ângelus para rezar pelas almas das 62 pessoas que morreram na sexta-feira (9) em um trágico acidente aéreo ocorrido em Vinhedo (SP).
“Rezemos pelas vítimas do trágico acidente aéreo ocorrido no Brasil”, pediu hoje (11) o papa na praça de São Pedro, no Vaticano, ao falar sobre o desastre aéreo mais grave no país em 15 anos, desde que um voo da companhia aérea francesa Air France que saiu do Rio de Janeiro (RJ) com destino a Paris, França, caiu com 228 pessoas no Oceano Atlântico em 2009.
O avião da companhia aérea brasileira Voepass caiu no jardim de uma casa dentro de um condomínio fechado em Vinhedo (SP), matando todas as 62 pessoas a bordo (58 passageiros e 4 tripulantes), segundo o comunicado da companhia aérea. O avião decolou na sexta-feira (9) de Cascavel (PR), às 11h46 (horário local) com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
“Neste momento de profunda dor, nosso principal esforço está em seguir apoiando e prestando assistência irrestrita às famílias dos passageiros e tripulantes a bordo”, disse a Voepass em comunicado divulgado ontem (10) nas redes sociais.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
As primeiras investigações sugerem que o acidente pode ter sido causado por condições climáticas adversas na área. No entanto, a causa exata do acidente ainda está sob investigação pelas autoridades aeronáuticas.
“Toda a tripulação foi competente. Estamos esperando ter acesso a todas as comunicações entre o piloto e a torre de controle para ter uma compreensão mais ampla do que aconteceu”, disse Eduardo Busch, diretor executivo da Voepass, em entrevista coletiva.
O acidente teve um grande impacto no país e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou um período de luto nacional. A companhia aérea Voepass e as autoridades devem divulgar mais detalhes nos próximos dias, à medida que as investigações avançam.