Irmã Lucia

Memórias de Irmã Lúcia – PDF

O livro “Memórias de Irmã Lúcia” (pdf) foi escrito com a permissão de Nossa Senhora a própria Irmã Lúcia. Ela nos conta a revelação da mensagem aos três pastorinhos de Fátima. Portanto, é uma revelação sobrenatural privada.

O que é uma revelação privada?

Para explicarmos sobre revelação privada temos que entender primeiro o que é uma revelação sobrenatural pública: esta(revelação pública) é uma revelação de Deus que se iniciou com Abraão e terminou com a morte do último apóstolo, ou seja, São João (evangelista). Uma revelação pública é verdade de fé católica, quero dizer, não precisa de fundamentos humanos para acreditarmos. É uma verdade e fim de papo.

Um exemplo que podemos citar como revelação pública é o dogma da Imaculada Conceição. Isto, revelado aos apóstolos, é aceito como verdade de fé. Diferentemente da mensagem de Fátima…

Conheça aqui cinco orações poderosas em louvor a São José (… a 4ª oração é a minha predileta).

As aparições em Fátima foram revelações privadas e, com isso, requerem um ato de fé humana. Porque toda revelação privada passa por uma pessoa (neste caso por Lúcia, Jacinta e Francisco) e cada pessoa interpreta de acordo com suas ideias sobre o mundo, idade, personalidade, etc… e não podemos esquecer que os três eram crianças.

Então podemos desconfiar das Memórias de Irmã Lúcia?

De forma alguma. Mas, como essas revelações permaneceram em um envelope fechado desde 1944 e só foram revelados em 2000 pelo então Papa São João Paulo II criou-se uma série de especulações sobre o conteúdo e até mesmo sobre a confiabilidade ou não do Vaticano.

A história das Memórias de Irmã Lúcia(PDF)

Em 1944 o Bispo de Leiria (atualmente Fátima) pediu a Irmã Lúcia escrever em suas memórias a terceira parte dos segredos (ela somente havia escrito até a segunda aparição – em 13 de junho de 1917). Lúcia escreveu tudo e lacrou o envelope. Então pediu para que lessem depois de 1960.

Em 1960 o Papa São João XXIII pediu para abrir o envelope. Contudo, leu e mandou de volta a Congregação sem nada revelar.

O Papa Paulo VI leu o segredo durante seu pontificado e devolveu a carta à Congregação.

Em 1981 o Papa São João Paulo II, após ter sofrido um atentado (no dia 13 de maio) pediu a carta. Leu e também a devolveu para a Congregação. Então, somente no ano 2000 o próprio Papa João Paulo II mandou revelá-las.

Irmã Lucia com o Papa João Paulo II
Irmã Lúcia e o Papa João Paulo II

Uma oração foi usada na França no séc. XIX contra uma praga. Por que não usar contra o coronavírus? Conheça a Poderosa Oração do Sagrado Coração clicando aqui!

Em que consiste o Terceiro Segredo de Fátima?

Essa revelação de Nossa Senhora de Fátima aconteceu na última aparição, ou seja, em 17 de julho de 1917. Ela mostrou aos três pastorinhos uma visão que consistia primeiro num figura que parecia um Papa, caminhando por uma cidade em ruínas com pessoas mortas ao redor. Por conseguinte, esse “Papa” subiu um monte (Calvário) onde estava Jesus na Cruz e dois anjos de cada lado recolhendo uma água que saia de seus braços. Então, homens armados mataram o homem de branco (Papa) e também mataram as pessoas que estavam ao lado dele.

Representação do Terceiro Segredo de Fátima
Figura representando o Terceiro Segredo de Fátima

O segredo acabou gerando polêmica

Infelizmente as pessoas ficaram mais preocupadas com a polêmica da não abertura do envelope e a divulgação do conteúdo do que propriamente com as revelações em si. Se formos resumir as três partes da mensagem teremos: fazer penitência por nossos pecados e do mundo todo e também nos voltarmos ao Imaculado Coração de Maria para que, através dele, encontremos Jesus. O resto é polêmica.

Ouça o nosso Cate Cast, uma forma diferente de evangelizar. Clique para saber!

Outras partes do segredo de Fátima

Claro que temos também a parte em que se pede o arrependimento da Rússia, a visão do inferno pelos pastorinhos, o anjo com uma espada de fogo nas mãos, mas tudo isso é secundário. Portanto, devemos nos ater a mensagem principal.

A própria Igreja não possui uma interpretação oficial sobre a terceira parte do segredo de Fátima. Então, muito se especula se o Papa das revelações seria João Paulo II ou uma linha sucessória de Papas. Enfim, devemos lembrar que em Fátima houve uma revelação privada e que carece de fé humana.

Então, muito provavelmente, como disse o cardeal Ottaviani em 1967, o terceiro segredo de Fátima não foi revelado para evitar que algo tão delicado, não destinado ao público em geral, caísse em mão erradas.

Penitência e Conversão ao Imaculado Coração

Portanto, queridos irmão, vamos esquecer as especulações e nos ater ao que realmente necessitamos: oração, penitência, conversão e atenção às três virtudes teologais: fé, esperança e caridade. Faça o download gratuitamente do arquivo das Memórias de Irmã Lúcia em pdf abaixo.

Reze o Santo Terço conosco diariamente às 21 horas pelo nosso canal do YouTube. Clique aqui!

Deixe uma resposta

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: