Bíblia aberta sendo iluminada por uma luz dourada

Evangelho e palavra do dia 02 janeiro 2025

Evangelho e palavra do dia 02 janeiro 2025

Leitura da Primeira Carta de São João 

2,22-28

Caríssimos,

quem é mentiroso,
senão aquele que nega que Jesus é o Cristo?
O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho.

Todo aquele que nega o Filho,
também não possui o Pai.
Quem confessa o Filho,
possui também o Pai.

Permaneça dentro de vós 

aquilo que ouvistes desde o princípio.
Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós,
permanecereis com o Filho e com o Pai.

E esta é a promessa que ele nos fez:
a vida eterna.

Escrevo isto 

a respeito dos que procuram desencaminhar-vos.

Quanto a vós mesmos,
a unção que recebestes da parte de Jesus 

permanece convosco,
e não tendes necessidade de que alguém vos ensine.
A sua unção vos ensina tudo,
e ela é verdadeira e não mentirosa.
Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou,
permanecei nele.

Então, agora, filhinhos, permanecei nele.
Assim poderemos ter plena confiança,
quando ele se manifestar,
e não seremos vergonhosamente afastados dele,
quando da sua vinda.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 

1,19-28

Este foi o testemunho de João,
quando os judeus enviaram de Jerusalém
sacerdotes e levitas para perguntar:
“Quem és tu?”

João confessou e não negou.
Confessou: “Eu não sou o Messias”.

Eles perguntaram: 

“Quem és, então? És tu Elias?”
João respondeu: “Não sou”.
Eles perguntaram: “És o Profeta?”
Ele respondeu: “Não”.

Perguntaram ent&atildeo: “Quem és, afinal?
Temos que levar uma resposta 

para aqueles que nos enviaram.
O que dizes de ti mesmo?”

Jo&atildeo declarou:
“Eu sou a voz que grita no deserto:
‘Aplainai o caminho do Senhor’
– conforme disse o profeta Isa&iacuteas”.

Ora, os que tinham sido enviados
pertenciam aos fariseus

e perguntaram:
“Por que ent&atildeo andas batizando,
se n&atildeo és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”

Jo&atildeo respondeu: 

“Eu batizo com &aacutegua;
mas no meio de v&oacuteis est&aacute aquele que v&oacuteis n&atildeo conheceis,

e que vem depois de mim.
Eu n&atildeo mereco desamarrar a correia de suas sand&aacutelias”.

Comentário

Receber o batismo era sinal externo e visível da convers&atildeo de quantos ouviam a sua pregaç&atildeo e decidiam fazer penit&ecircncia. Aquele batismo ocorria com a imers&atildeo no Jord&oatildeo, na &aacutegua, mas era in&uacutetil, era apenas um sinal e era in&uacutetil, quando n&atildeo havia a disponibilidade de se arrepender e mudar a vida. A convers&atildeo sup&otildee a dor pelos pecados cometidos, o desejo de se livrar deles, o prop&oacutesito de os excluir para sempre da pr&oacutepria vida. Para excluir o pecado, &eacute necess&aacuterio rejeitar tamb&eacutem tudo o que est&aacute ligado a ele, as situa&ccedil&o~es relacionadas com o pecado, ou seja, &eacute preciso recusar a mentalidade mundana, o apreço excessivo pelas comodidades, o apreço excessivo pelo prazer, pelo bem-estar, pelas riquezas. O exemplo deste desapego vem-nos mais uma vez do Evangelho de hoje, na figura de Jo&atildeo Batista: um homem austero, que renuncia ao supérfluo e procura o essencial. O abandono das comodidades e da mentalidade mundana n&atildeo &eacute um fim em si mesmo, n&atildeo &eacute uma ascese somente para fazer penit&ecircncia: o crist&atildeo n&atildeo &eacute um “faquir”. &Eacute algo mais. O desapego n&atildeo &eacute um fim em si mesmo, mas visa a consecu&ccedil&o~o de algo maior, ou seja, o reino de Deus, a comunh&o~o com Deus, a amizade com Deus. (Angelus de 6 de dezembro de 2020)

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