16 de ago de 2024 às 14:52
O padre Juan Carlos Garzón, secretário-geral do 53º Congresso Eucarístico Internacional (IEC 2024) em Quito, Equador, diz que o congresso, que será realizado em menos de um mês, será uma oportunidade para “colocar no centro da vida da Igreja e do mundo a Cristo Eucarístico”.
O padre Garzón disse à EWTN News que o IEC 2024 será “como um regresso à essência da nossa fé”. O Equador foi consagrado ao Sagrado Coração de Jesus há 150 anos, disse o padre, por isso o Congresso Eucarístico será uma grande oportunidade para o país recordar e aprofundar a sua história de fé.
O papa Francisco designou Quito como sede do congresso no âmbito desse importante aniversário. Cinquenta e uma delegações de todo o mundo já estão inscritas para participar do programa IEC 2024, que começará com um Simpósio Teológico Internacional que será realizado na Pontifícia Universidade Católica do Equador, onde se reunirão cerca de 450 pessoas.
“Teólogos vêm de todo o mundo para aprofundar a relação entre Eucaristia e fraternidade, visto que o lema do nosso Congresso Eucarístico é ‘Fraternidade para curar o mundo’ ”, disse o secretário geral.
Depois do simpósio, o IEC 2024 começará formalmente em 8 de setembro. No dia, 1,6 mil crianças farão a primeira comunhão. Para o padre Garzón, isso será uma lembrança da pureza com que devemos receber o Senhor na Eucaristia, “que às vezes pode se perder com o passar dos anos”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Essas crianças nos lembram a pureza que acompanha esse relacionamento com Deus”, acrescentou.
Cerca de 5 mil pessoas estarão no recinto do congresso, entre bispos, leigos e religiosos, que darão um testemunho de fraternidade.
“No primeiro dia pedimos aos bispos, que vêm de todo o mundo, que vão às paróquias de Quito para se encontrarem com o nosso povo”, disse o padre Garzón. “Depois, na quinta-feira dessa semana, serão celebradas missas por língua no centro histórico e no sábado, 14 de setembro, teremos uma grande procissão eucarística”.
A missa de encerramento, no dia 15 de setembro, será celebrada pelo cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que representará o papa durante o IEC 2024.