Evangelho e palavra do dia 15 julho 2025
Evangelho e palavra do dia 15 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Êxodo 2,1-15a Naqueles dias, um homem da família de Levi casou-se com
Por Jonah McKeown
7 de ago de 2024 às 13:30
Novak Djokovic tornou-se no último domingo (4) o primeiro tenista em doze anos, homem ou mulher, a completar um Golden Slam de tênis, isto é vencer os quatro principais torneios anuais e conquistar uma medalha de ouro olímpica da modalidade.
O sérvio de 37 anos, em critérios objetivos o maior tenista da história, derrotou o espanhol Carlos Alcaraz na final masculina de tênis da Olimpíada de Paris 2024.
Exultante, Djokovic fez o sinal da cruz diversas vezes depois de vencer a partida, mas fez da direita para a esquerda, ao contrário do uso católico da esquerda para a direita. Djokovic é ortodoxo sérvio.
Segundo a Enciclopédia Católica, a prática cristã mais antiga parece ser o traçado do sinal da cruz na testa, que mais tarde evoluiu para a prática de fazer o sinal da cruz em uma porção maior do corpo. São Basílio (329 d.C –379 d.C.) escreveu que os apóstolos “ensinaram a marcar com o sinal da cruz aqueles que colocam sua esperança no Senhor”.
Quando os católicos fazem o sinal da cruz hoje, eles se benzem com a mão começando no topo, descendo e depois da esquerda para a direita. Quando os cristãos ortodoxos fazem o sinal da cruz, eles começam no topo, descem e depois da direita para a esquerda.
Fontes ortodoxas dizem que parte da razão pela qual o sinal da cruz é feito nessa direção é que durante a divina liturgia ortodoxa o sacerdote celebrante padre ortodoxo faz o sinal da cruz da esquerda para a direita, de frente para as pessoas, que copiam seus movimentos em imagem espelhada.
Há outro nível de significado no sinal ortodoxo da cruz, porém, que é mais prontamente documentado. Os ortodoxos seguram suas mãos com os dedos indicador, médio e polegar juntos, um símbolo das três pessoas da Santíssima Trindade — o Pai, o Filho e o Espírito Santo — juntos como um único Deus. Os dois dedos, anelar e mínimo, que permanecem para baixo simbolizam as duas naturezas de Jesus: totalmente humana e totalmente divina.
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
História cristã de Djokovic
Djokovic foi criado na Igreja Ortodoxa Sérvia, à qual pertence a maioria dos cidadãos do país. Ele cresceu durante um período tumultuado na região e sobreviveu às guerras entre os Estados que compunham a antiga Iugoslávia.
Em 2011, Djokovic recebeu a maior honraria da Igreja Ortodoxa Sérvia “por seu amor ativo pela Igreja Mãe, particularmente por sua ajuda fervorosa e persistente [ao] povo sérvio e aos santuários de nossa Santa Igreja”.
Ele doou uma quantia significativa ao sistema de saúde pública sérvio e a instituições de caridade administradas pela Igreja Ortodoxa Sérvia.
“Este é o título mais importante da minha vida, porque antes de ser atleta, sou cristão ortodoxo”, disse ele ao receber o prêmio.
Ele dirige a Fundação Novak Djokovic, que se concentra principalmente na reconstrução de pré-escolas e no apoio a professores e pais de crianças em idade escolar. E em 2017, ele abriu um restaurante na Sérvia que fornece comida gratuita para pessoas sem-teto.
Evangelho e palavra do dia 15 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Êxodo 2,1-15a Naqueles dias, um homem da família de Levi casou-se com
Evangelho e palavra do dia 14 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Êxodo 1,8-14.22 Naqueles dias, surgiu um novo rei no Egito, que não
Evangelho e palavra do dia 13 julho 2025 “`html Primeira Leitura Leitura do Livro do Deuteronômio 30,10-14 Moisés falou ao povo, dizendo: Ouve a voz
Evangelho e palavra do dia 12 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 49,29-32; 50,15-26a Naqueles dias, Jacó transmitiu as suas ordens a
Evangelho e palavra do dia 11 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 46,1-7.28-30 Naqueles dias, Israel partiu com tudo o que tinha. Ao
Evangelho e palavra do dia 10 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 44,18-21.23b-29.45,1-5 Naqueles dias, Judá aproximou-se de José e, cheio de ânimo,