Evangelho e palavra do dia 17 setembro 2025
Evangelho e palavra do dia 17 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 3,14-16 Caríssimo, Escrevo com a esperança
Por Eduardo Berdejo
1 de ago de 2024 às 15:52
Um antigo hóspede europeu retornou a Cuba depois de 18 anos. Trata-se de dom Antoine Camilleri, novo núncio apostólico para o país, que foi recebido em cerimônia na terça-feira (30) pela Conferência dos Bispos Católicos de Cuba (COCC, na sigla em espanhol).
Dom Camilleri, de Malta, já esteve em Cuba em 2005 e 2006 como membro da sede diplomática da Santa Sé em Havana, capital do país.
Depois de ter servido como núncio apostólico em países da Oceania e da África, o bispo retorna à América como núncio nomeado pelo papa Francisco em 20 de maio.
Em nota enviada pelo gabinete de comunicação da COCC, foi informado que dom Camilleri entregou a sua carta de apresentação ao bispo de Holguín, dom Emilio Aranguren, presidente da COCC, que lhe agradeceu por sua presença no país onde caminha uma Igreja pobre, necessitada e fraca, mas que permanece e está viva.
“Para finalizar, fez referência ao fato de que o novo núncio teve a oportunidade de conhecer esta cidade e esta igreja. Fez-lhe saber que os bispos cubanos querem, de forma especial, ter um estreito vínculo de comunhão entre o papa, a nunciatura em Cuba e o pequeno colégio episcopal que preside”, disse a COCC.
O novo núncio “disse que se sentia feliz por estar de volta à casa que o acolheu há 18 anos”, diz a nota da COCC.
Dom Camilleri é o terceiro núncio nomeado pelo papa em Cuba e o décimo primeiro a representar a Santa Sé no país desde 1948, que conta atualmente com 11 dioceses e 12 bispos, dois deles auxiliares e quatro eméritos.
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Quem é dom Antoine Camilleri?
Dom Antoine Camilleri nasceu em Sliema, Malta, em 20 de agosto de 1965. Foi ordenado sacerdote em 1991 e é formado em jurisprudência e direito canônico.
Em 1992, foi nomeado professor de direito canônico na Pontifícia Universidade Lateranense em Roma, Itália. Em 1996, retornou a Malta depois de obter o doutorado e serviu como defensor de títulos no tribunal eclesiástico da arquidiocese de Malta até 1997.
Entrou no serviço diplomático da Santa Sé em 9 de janeiro de 1999, trabalhando nas representações pontifícias em Papua Nova Guiné, Uganda e Cuba. Em fevereiro de 2013, o papa Bento XVI nomeou-o subsecretário da Seção das Relações com os Estados da Secretaria de Estado da Santa Sé.
Em 3 de setembro de 2019, o papa Francisco nomeou-o arcebispo titular de Skálholt, na Islândia, e núncio apostólico, recebendo a ordenação episcopal em 4 de outubro de 2019.
Em 31 de outubro daquele ano, foi nomeado núncio apostólico na Etiópia e Djibuti, representante especial junto à União Africana e delegado apostólico na Somália.
Segundo Vatican News, serviço de informações da Santa Sé, o novo núncio apostólico em Cuba fala italiano, inglês, espanhol, francês, português, romeno e russo.
Evangelho e palavra do dia 17 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 3,14-16 Caríssimo, Escrevo com a esperança
Evangelho e palavra do dia 16 setembro 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 3,1-13 Caríssimo, eis uma palavra verdadeira: quem
Evangelho e palavra do dia 15 setembro 2025 “`html Leitura da Carta aos Hebreus 5,7-9 Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e
Evangelho e palavra do dia 14 setembro 2025 “`html Primeira Leitura Leitura do Livro dos Números 21,4b-9 Naqueles dias, os filhos de Israel partiram do
Evangelho e palavra do dia 13 setembro 2025 “`python from bs4 import BeautifulSoup, NavigableString import re def process_liturgy_html(html_input: str) -> str: “”” Process daily liturgy
Evangelho e palavra do dia 12 setembro 2025 “`html Início da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 1,1-2.12-14,1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por